Termina hoje (01) o prazo para cadastro na Plataforma de Profissionais e Empresas do Audiovisual da Bahia
Cadastro deve ser feito através de formulário online
| Plataforma visa a unir informações sobre fornecedores e prestadores de serviços | Foto: Divulgação | |
A Fundação Cultural do Estado (Funceb), por meio de sua Diretoria de Audiovisual (Dimas), lançou em 1º de Março, a chamada pública para constituir a Plataforma de Profissionais e Empresas do Audiovisual da Bahia. O prazo para cadastro acaba hoje, 1º de Abril.
A ferramenta visa a unir informações sobre fornecedores e prestadores de serviços neste setor em todo o estado - pessoas físicas e jurídicas. O intuito da plataforma é que as informações sobre esses profissionais estejam disponíveis para pesquisas e contratações para atuação em produções locais, nacionais e internacionais que filmem na Bahia, impactando na circulação de recursos financeiros e na geração de emprego e renda no estado.
A Plataforma dentre outras ações, objetiva atrair produções audiovisuais para a Bahia, disponibilizando e conectando profissionais e empresas aptas a desenvolver e absorver prestações de serviços, e vai reunir dados dos agentes que atuam no setor de Audiovisual no estado, sejam elas de Serviços de Infraestrutura como empresas de locação e estúdios, serviços de apoio como acervos de arte (Cenografia e/ou Figurino); Lista de Profissionais, que abrangem as áreas de roteiristas, pesquisa, direção, elenco, produção, arte, efeitos especiais, fotografia, making off, som, elétrica, maquinário, edição, pós-produção e animação; Serviços de Apoio como assessoria contábil e/ou financeira, jurídica, alimentação, comunicação, distribuição, hospedagem, segurança e transporte, dentre outros; Prestadores de Serviços de Formação e Capacitação como escolas e cursos técnicos de cinema, de fotografia, de interpretação, dentre outros profissionais e empresas.
Prevê-se um período de inscrição no primeiro semestre de cada ano e atualização da plataforma online todo segundo semestre, anualmente. Todo o processo de cadastro e posterior disponibilização da plataforma estarão sob a responsabilidade da Bahia Film Commission, uma coordenação da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estrado. Segundo o seu Coordenador, Talis Castro, “Nesta crescente do setor, a Bahia possui trajetória relevante, não somente nos aspectos criativos e de construção de um imaginário e representações próprias com suas obras, como também por estar entre os 10 principais estados com mercado mais formalizado a nível de contratações no campo da economia criativa.”
Cumprindo o papel de pensar a política pública e sua efetividade a curto, médio e longo prazo, a Dimas busca, portanto, proporcionar visibilidade das empresas e profissionais baianos por meio da Plataforma. Nela, interessados poderão consultar um catálogo de profissionais e empresas, disponível a contratantes nacionais e internacionais, além do público geral, promover intercâmbios e parcerias entre os profissionais do setor audiovisual, dentre outros benefícios. Prevista para ser lançada no segundo semestre deste ano, a Plataforma estará hospedada no site da Dimas.
SERVIÇO:
O que: Chamada Pública para cadastro de profissionais e empresas do Audiovisual da Bahia
Quando: 1º de março a 1º de abril
Onde: www.dimas.ba.gov.br
Quanto: gratuito
Link para cadastro: Aqui
Dúvidas e/ou informações: bahiafilmcommission@funceb.ba.gov.br
0 comentários