Artista visual Lys Valentim lança videografia ‘Diálogos Pescados do Vale do São Francisco’

by - abril 16, 2021

 Trabalho exalta a influência das mulheres de sua vida sobre trajetória artística

| Lys Valentim em cena na videografia | Foto: Alisson Nogueira |

A herança das mulheres que vieram antes dela é uma das influências da arte de Lys Valentim, contada na videografia ‘Diálogos Pescados do Vale do São Francisco'. A obra foi lançada hoje (16) pela artista visual e está disponível em seu canal do Youtube e também no perfil do Instagram

Em 'Diálogos Pescados…', Lys resgata as lembranças de figuras femininas importantes para sua trajetória, como a mãe, a avó e a tia. Segundo a artista, ser mulher e representar outras mulheres - nordestinas, sertanejas e ribeirinhas - é o que guia a sua forma de expressão. "Meu trabalho parte de um eu-lírico feminino, de peito aberto, literalmente, onde, sem armadura, busca exprimir seus sentimentos, pensamentos, opiniões e leituras sobre como vê e sente muita coisa", conta na videografia.




No vídeo, a artista também demonstra sua ligação com o rio São Francisco, suas águas e os símbolos culturais ligados a ele. Mais do que isso, o Velho Chico é uma metáfora para sua própria caminhada, desde quando iniciou sua trajetória artística, como ela explica na sinopse. “Em 2012 peguei carreira, enchi de ar a caixa dos peito e saltei em um mergulho sem saber quanto tempo iria durar minha imersão. [...] Meu mergulhar na arte tem durado até os dias de hoje, e me possibilitado sobretudo conexões comigo mesma, com meus ideais e minha essência, com minhas potências e fragilidades, minha memória e ancestralidade”, afirma Lys.

Texto: João Pedro Ramalho

You May Also Like

0 comentários