Mostra Moinho promove apresentações de artes cênicas ao vivo no Youtube

by - abril 26, 2021

 Iniciativa reúne grupos de teatro de Salgueiro em quatro dias de programação

| Grupo Tengolengo será um dos participantes da Mostra | Foto: Divulgação |

Com apresentações teatrais de grupos de Salgueiro-PE e Itapipoca-CE, começa amanhã (27) a Mostra Moinho 2021, que vai até o próximo sábado (1º) com uma programação diversa. Os espetáculos serão transmitidos ao vivo no Youtube, sempre às 19h30, a partir da sede do Moinho Estúdio Criativo, em Salgueiro. O público pode assistir às transmissões gratuitamente, mas antes é preciso realizar um cadastro, através de um formulário online.

A primeira noite será aberta com um vídeo resumo sobre a Mostra e, logo em seguida, o grupo Togarma sobe ao palco com ‘Chapeuzinho Vermelho’. Nos dias seguintes, o público ainda poderá assistir a espetáculos de artistas como o Grupo de Teatro Popular de Salgueiro, a Cia Soul Dance, a companhia Argus e o grupo Tengolengo, todos de Salgueiro, e o coletivo Dona Zefinha de Itapipoca. Uma exibição de vídeos do Coletivo Cínicas e da produtora Josival Alves Produções encerra o evento no sábado (1º). Em todos os dias, haverá também espaços para uma conversa da audiência com os artistas.

De acordo com o coordenador da Mostra, Bruno Feitosa, não foi difícil reunir todos esses grupos de Teatro para participarem da Mostra. “Está todo mundo há mais de um ano ansioso para voltar aos palcos. Os artistas estão altamente carentes desse retorno ao contato com o público, mesmo de uma forma online. A partir do momento em que eu fiz o contato com os grupos, todos toparam participar, porque eles sentem que, nesse momento de pandemia, com tanta tristeza que está acontecendo na vida das pessoas, a gente tem que parar um pouquinho também pra dar alegria e um pouquinho de esperança através da arte”, conta.

Feitosa também explica que o pré-cadastro é relevante para a organização conhecer melhor seus espectadores, além de simular a ação de adquirir um ingresso para o teatro e de assistir a um espetáculo de forma privada e, ao mesmo tempo, gratuita. Para o coordenador do evento, é importante que o público participe dessa experiência e valorize a produção cultural dos artistas locais. “As pessoas deveriam assistir à Mostra porque é arte. Eu sempre digo isso: mesmo no dia que eu tô super cansado, que eu não quero ir assistir um espetáculo, ver um show, mas se eu me predisponho a ir, eu nunca me arrependo. Toda vez que eu vou ao encontro da arte, ela me recompensa em dobro. Eu saio mais feliz, ou eu saio mais reflexivo, ou saio pensando na minha função de cidadão dentro da sociedade. Tudo isso são reflexões que a arte nos proporciona”, defende.

A Mostra Moinho 2021 é realizada pelo Moinho Estúdio Criativo. O projeto tem o incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio do Governo Federal, e do Governo do Estado de Pernambuco, via Fundarpe. Outras informações podem ser acessadas através do Instagram de Bruno Feitosa.

Programação:

TERÇA (27) - 19h30
Vídeo Mostra Moinho
Chapeuzinho Vermelho / Togarma (Salgueiro-PE)
Bate papo com grupo

QUARTA (28) - 19h30
O Titanic do Nordeste / Teatro Popular (Salgueiro-PE)
Maria Colombina e Zé Pierrot / Soul Dance (Salgueiro-PE)
Bate papo com grupos

QUINTA (29) - 19h30
O Príncipe Miúdo / Argus (Salgueiro-PE)
O Homem e a Morte / Tengolengo (Salgueiro-PE)
Bate papo com grupos

SEXTA (30) - 19h30
Vídeos / Dona Zefinha (Itapipoca-CE)
Autômato - Programado para divertir / Dona Zefinha (Itapipoca-CE)
Bate papo com grupo

SÁBADO (1º de maio) - 19h30
Vídeo Vísceras pele crueldade / Coletivo Cínicas (Salgueiro-PE)
Vídeo Lady Macbeth / Josival Alves Produções (Salgueiro-PE)
Bate papo com grupos

Texto: João Pedro Ramalho

You May Also Like

0 comentários