Criadores do espetáculo ‘A Crucificação’ contam suas histórias em transmissão ao vivo

by - abril 02, 2021

 Live será realizada às 17h no canal do Grupo de Teatro Imaginativo

| 'A Crucificação' é o maior espetáculo sacro ao ar livre no sertão de Pernambuco | Foto: Arquivo Guterima |

A Semana Santa é um período importante de celebração para as religiões cristãs, quando os fiéis relembram a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. E um dos momentos que costumam ser mais aguardados pela população de Petrolina-PE é ‘A Crucificação’, espetáculo ao ar livre realizado há 43 anos pelo Grupo de Teatro Imaginativo (Guterima). Porém, com a pandemia de covid-19, o evento não poderá acontecer pelo segundo ano seguido. Como uma forma de manter a tradição religiosa, então, o grupo irá promover hoje (2), às 17h, a live ‘A Crucificação: A história contada por seus criadores’, para dividir com o público relatos de sua trajetória e encenações. A transmissão é gratuita e será feita no canal do Youtube do Guterima.

A ideia da live foi proposta pela produtora executiva do Guterima, Laila Ticiane, que é filha de José Geraldo Rodrigues, criador do espetáculo. Na transmissão, ele e seu irmão Eraldo Rodrigues, co-criador de ‘A Crucificação’, irão relembrar detalhes de sua história, como a própria característica familiar do grupo, presente desde o surgimento. “A gente morava em um bairro chamado Alto Cheiroso, que hoje é o bairro São José. Muitas pessoas daquela região sabiam que nós tínhamos essa aptidão teatral e a gente buscou envolver essas pessoas, vizinhos… Então foi uma família muito grande e a gente tem um prazer arretado de fazer isso aí”, conta José Geraldo. Durante a live, os irmãos ainda pretendem rememorar os artistas que já participaram das apresentações, inclusive todos os atores que interpretaram o personagem principal da peça e símbolo do cristianismo.

Já a inspiração para a criação do espetáculo veio em 1973, quando José Geraldo Rodrigues voltou de Nova Jerusalém, onde assistiu à encenação da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre do Brasil. Desde a primeira apresentação de ‘A Crucificação’, em 1978, o grupo se consolidou em Petrolina e tornou-se o maior espetáculo sacro do sertão pernambucano realizado fora de espaços fechados. “A gente nunca imaginou que chegássemos aos 43 anos. Jamais. Não era uma brincadeira de criança, mas foi um processo que a gente formatou, dentro dos parâmetros que conheceu em Nova Jerusalém, um espetáculo móvel, ao ar livre e diferente, que nunca aconteceu em Petrolina”, celebra o criador do grupo. 

| Última exibição foi realizada em 2019 | Foto: Arquivo Guterima |

Espetáculo disponível online - Mas não só dos bastidores viverá a programação do Guterima para essa Semana Santa. Amanhã (3), às 17h, também no canal do Youtube, o grupo irá veicular a última exibição de ‘A Cruficação’, realizada em 2019. É uma oportunidade de rever a obra ou conhecê-la pela primeira vez - e também de dar prosseguimento às celebrações religiosas em casa e de forma segura. 

O grupo, porém, espera que em 2022 já seja possível apresentar-se ao ar livre, sem a necessidade do isolamento social motivada pela pandemia. Mais do que isso: o desejo de José Geraldo é retornar com o espetáculo para o Parque Josepha Coelho, local onde foi realizada a maior parte das exibições. “O nosso retorno vai ser fundamental pra dar continuidade à cultura de Petrolina, porque nós somos o grupo precursor desse tipo de espetáculo aqui no sertão pernambucano”, afirma.

A organização da live tem como produtora executiva Laila Ticiane; execução da Sincronia Filmes; direção de José Geraldo; layout nas redes sociais de Lucas de Melo; e apoio da Prefeitura de Petrolina, via Lei Emergencial Aldir Blanc. Outras informações podem ser acessadas nas redes sociais do grupo, tanto no Instagram (@oguterima) como no Facebook.

Texto: João Pedro Ramalho

You May Also Like

0 comentários