Atrizes dão vida a personagem apenas com a voz em série de podcasts

by - abril 06, 2021

 Episódios estão disponíveis gratuitamente na internet

| Atriz Fernanda Babel dá voz a Maria Medeia | Foto: Thom Galiano |

Maria Medeia, uma cozinheira nordestina que conta histórias enquanto prepara alimentos, é a personagem principal da série de podcasts ‘Brevidade para comer com os ouvidos ou deliciar os olhos’, produzida com recursos da Lei Aldir Blanc em Juazeiro. Os relatos que compõem os três episódios da série são interpretados pelas atrizes Fernanda Babel e Taís Veras de Menezes e estão disponíveis no Spotify e no Youtube

As histórias de Maria Medeia foram escritas originalmente para os palcos do teatro, no texto ‘Brevidades ou relembramentos de Maria Medeia’, de autoria de Fernanda Babel e Thom Galiano, que também pode ser lido na íntegra em um e-book publicado no blog da artista. Transferir essa personagem e seus contos para uma mídia de áudio, então, foi um desafio. É o que conta Fernanda. “Eu senti que o e-book, a peça e os áudios tiveram que sofrer algumas alterações na escrita, na condução da fala, que comportassem cada meio. Quando comecei a ler o texto, eu via que, às vezes, coisas que funcionavam nos ensaios não davam certo para essa leitura de áudio”, explica a atriz.

O próprio processo de interpretação e uso da voz também precisou se adequar à linguagem do podcast, que foi gravado tendo a equipe técnica como único público. “Eu já tinha que trabalhar a voz no teatro, a forma como alcançar as pessoas presencialmente. Só que pelo áudio tem que ser diferente. Então eu precisei muito da escuta da equipe. Foi um trabalho bastante colaborativo”, relata Fernanda Babel.

Para Taís Veras, a experiência de emprestar sua voz a ‘Brevidades’ foi também um momento de se reencontrar. “Eu revisitei a mim mesma e a minha própria história, pra pegar desse sentimento de ‘ouvir o dentro’ e seguir meu rumo, mesmo turvo. Foi divertido construir essa mulher”, afirma.

A série ‘Brevidade para comer com os ouvidos ou deliciar os olhos’ conta ainda com a interpretação e musicalidades de Andrezza Santos e edição de DJ Werson. O projeto foi aprovado no Edital Usinas Culturais 2020 da Prefeitura Municipal de Juazeiro com recursos da Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Mais informações estão disponíveis no Instagram de Fernanda Babel (@fernanda.babel) e também no blog da artista.

Serviço

Série ‘Brevidade para comer com os ouvidos ou deliciar os olhos’
Canal no YouTube: www.youtube.com/portalculturama.
Classificação Livre.
Acesso gratuito.

Sinopse

Maria Medeia é uma mulher de memórias e andanças. Em “Brevidades ou relembramentos de Maria Medeia”, a personagem é uma cozinheira e prepara alimento para aqueles que escutam seus contos de uma infância e juventude sertanejas, enquanto tece aos poucos os motivos do seu retorno depois de anos de autoexílio. Ela dá voz a uma história ficcional temperada com realidade e mitologias. Alguns temperos podem ser amargos, mas com o seu dom na cozinha e uma pitada de gratidão às heranças vividas, transforma os sabores das palavras em algo que satisfaça com carinho quem deu ouvidos às suas mãos. O texto “Brevidades ou relembramentos de Maria Medeia” foi escrito a quatro mãos por Fernanda Babel e Thom Galiano.

Ficha técnica

Intérpretes: Fernanda Babel, Taís Veras de Menezes e Andrezza Santos.
Direção: Thom Galiano.
Musicalidades e edição de som: Andrezza Santos.
Edição de som: Dj Werson.
Produção: Fernanda Babel.
Assessoria de comunicação: Adriano Alves.
Texto original: Fernanda Babel e Thom Galiano.

You May Also Like

0 comentários