Lançamento de livros e encontro musical agitam programação da FLIJUA

by - abril 23, 2021

 Apresentação teatral e mesa redonda também serão realizadas nesta sexta-feira (23)

| Raylane Nayara Souza é a organizadora de 'Tessituras Narrativas', livro lançado na FLIJUA | Foto: Ramon Raniere |

A Feira Literária de Juazeiro (FLIJUA) segue com a promoção de espaços voltados à produção de literatura no Sertão do São Francisco. Nesta sexta-feira (23), o público pode assistir a cinco atividades diferentes, todas transmitidas gratuitamente pelo canal do Youtube do evento, e que envolvem lançamentos de livros, apresentação de teatro, mesa redonda e um encontro musical. 
 
A programação começa às 17h, com o lançamento do livro ‘Tessituras Narrativas’. Às 18h, será lançado o livro ‘Romanceiro do sertão profundo’, de Gênesis Naum, junto com o pré-lançamento de ‘Primavera Urbana’, de Josemar Martins Pinzoh. Já às 19h, haverá o espetáculo ‘Luzia Luz - Cena conto da Trup Errante’, enquanto às 19h15 será promovida a mesa ‘A literatura produzida pelas mulheres’. O encerramento hoje ocorre às 20h30, com o Primeiro Encontro Virtual de Poetas e Cantadores do Vale do São Francisco. A FLIJUA é uma realização da editora CLAE (Círculo Literário Analítico Experimental) e conta com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através do edital Usinas Culturais 2020, com recursos da Lei Aldir Blanc.
 
‘Tessituras Narrativas’ - A obra ‘Tessituras Narrativas’ reúne poemas e crônicas sobre temáticas do cotidiano feminino, identidade e ancestralidade, escritos por autoras pretas das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A transmissão contará com a participação da cientista social e idealizadora do projeto Raylane Nayara Souza, responsável pela organização do livro, além de parte da equipe de produção e as autoras participantes, as poetas Ioná Pereira, Milena Silva, Luádia Mabel e Ketlen Xavier. 
 
De acordo com Raylane Nayara Souza, o ‘Tessituras Narrativas’ apresenta um compilado de obras rico e diverso, que abriga as subjetividades de cada uma das autoras que o compõem. “O ‘Tessituras’ é uma rede, um afago, um encontro da escrita e da força de ser mulher preta. É como sempre digo: ‘ler mulheres negras é um rasgar-se e reconstruir-se constante’ e é isso que esperamos que o leitor sinta ao ler os poemas das queridas autoras”, afirma. Disponível em formato físico e digital, a obra já pode ser baixada gratuitamente por meio do site do projeto, enquanto a versão impressa, publicada pela Editora Oxente, pode ser solicitada através do perfil do Instagram.

| João Sereno é um dos convidados do Encontro Virtual de Poetas e Cantadores | Foto: Divulgação |

Encontro musical - O Primeiro Encontro Virtual de Poetas e Cantadores do Vale do São Francisco irá reunir grandes nomes da música regional. Uma das atrações é João Sereno, que vai conduzir o público em um sonho e apresentar canções que marcam sua carreira. Já Mariano Carvalho promete uma homenagem à ceramista Ana das Carrancas e revelará os olhos cegos do rio, o mesmo rio que Marcone Melo vai desvelar em seu canto-desafio. No dedilhar das cordas, a voz marcante de João Energia vai retratar os tantos brasis, enquanto Roberto Possídio passeará num paquete sonoro pelas águas e ilhas do Velho Chico – Opará.
 
De acordo com o coordenador do encontro, João Gilberto Guimarães, o evento vai garantir o lazer de quem estiver em casa nesta sexta. “A gente vem tentando fazer este projeto há algum tempo e a lei Aldir Blanc nos permitiu realizar. Não tenho dúvidas que essa reunião musical vai trazer grandes pérolas da música ribeirinha e de certa forma traz também um acalanto pra quem está em casa nesse momento tão complicado”, afirma.
 
Programação Completa:
 
SEXTA-FEIRA (23/04)
 
17:00 - Apresentação da Produção Literária de Mulheres Negras do Sertão do São Francisco com Raylane Nayara
 
18:00 - Pré-lançamento do livro 'Primavera Urbana', de Josemar Martins Pinzoh, e lançamento do livro 'Romanceiro do sertão profundo', de Gênesis Naum, com participação de Fatel
 
19:00 Luzia Luz - Cena conto da Trup Errante com Rafael Moraes, adaptação da obra de Luís Osete.
 
19:15 - Mesa 'A literatura produzida pelas mulheres', com Pók Ribeiro, Yasmin Rabelo e Cida Pedrosa
 
20:30 - I Encontro Virtual de Poetas e Cantadores do Vale do São Francisco, com Mariano Carvalho e convidados.
 
SÁBADO (24/04)
 
17:00 - Lançamento do livro 'Às margens do Velho Chico Nascem as Histórias', de Ana Carla Nunes com mediação de Adriano Alves
 
18:00 - Lançamento dos livros: 'Todo suicídio é um homicídio', de Lupeu Lacerda; 'Endométrio', de Pók Ribeiro e 'Foto grafias: Retratos de mim', de Bárbara Pontes, com medição de  ngelo Roncalli
 
19:15 - Experimento híbrido 'Colecionador de Semelhanças' com José Lírio Costa, adaptação da obra de Antônio de Santana Padilha
 
19:30 - 'O espelho dos girassóis – Reflexos de um Brasil Pandemônico' com Maviael Melo e convidados.
 
DOMINGO (25/04)
 
15:00 - Lançamento da 'Antologia Literária das Mulheres do Vale do São Francisco', com Naiara Soares e as autoras.
 
16:00 - Lançamento da exposição fotográfica 'Vale em preto e branco ',de Jean Corrêa; Lançamento do livro fotográfico 'Juazeiro: Luz e Sombra' de Heitor Rodrigues e Pók Ribeiro, com participação de Emerson Rocha.
 
17:00 - Lançamento do livro 'Seu Emanuel', de Manuca Almeida, com participação de Lu Almeida e Raphael Leal.
 
18:00 Lançamento da exposição 'Persona – Silhuetas que brilham', de Iehoshua Iahueh.

You May Also Like

0 comentários