Trajetória da atriz e historiadora juazeirense Bebela é tema de documentário ficcional

by - abril 28, 2021

 A obra será exibida gratuitamente no Youtube

| Documentário explora as potencialidades de Bebela enquanto atriz e pesquisadora | Foto: Divulgação |

Com o objetivo de reconstruir narrativas orais e estéticas acerca da trajetória e do legado de Maria Izabel Muniz Figueiredo, popularmente conhecida como Bebela, estreia hoje (28) 'Bebela’s', um documentário ficcional inspirado pelas múltiplas potencialidades de Bebela enquanto atriz e pesquisadora juazeirense, de importância inestimável para a identidade cultural do Sertão do São Francisco. Além de Bebela, o projeto conta com intérpretes locais como Agda Terra, Catharina Cabral de Carvalho, Dona Nenenzinha, Fernanda Babel, Fabrizio Fatel, Lidiane Braga, Maria Duda, Odomaria Rosa Bandeira, Rosy Costa e Zuleika Bezerra para compartilhar o modo como suas histórias foram alimentadas pelos universos de Bebela.

De acordo com a atriz, diretora e idealizadora do documentário, Zuleika Bezerra, 'Bebela’s' evidencia tanto o protagonismo das mulheres juazeirenses enquanto guardiãs da memória quanto a representatividade de atrizes locais na cena artística e cultural da região. “Essas mulheres desempenham papéis decisivos na produção e disseminação da identidade cultural local, acionando processos de subjetivação e pertencimento em diversas gerações do Vale do São Francisco”, enfatiza.

Para a atriz e pesquisadora Odomaria Rosa Bandeira participar de histórias a respeito de Bebela foi uma experiência singular de busca e de aprendizagens criativas. “Rememorando a sua presença em diversos momentos e atuações na história cultural de Juazeiro acionamos um lugar de pertencimento e nos reconhecemos em sua trajetória, reinterpretando, por outro lado, as nossas próprias presenças e atuações ao longo dos tempos sucedidos”, comenta.

Já para a homenageada, Bebela, o sentimento que expressa essa experiência é o de gratidão. “Jamais pensei em ser a protagonista de um trabalho tão inspirador. Só tenho a agradecer a atenção de todos que trabalharam juntos na confecção desse projeto, um resgate de minha história e da história de Juazeiro”, comemora.

O documentário será exibido gratuitamente às 20h pelo canal do Youtube Zuleika Produções. 'Bebela’s' é um projeto realizado pela Zuleika Produções Culturais, aprovado e financiado pela Lei Aldir Blanc, mediada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Juazeiro-BA, e responsável não só pela desmistificação da inviabilização de distribuição dos recursos destinados à Cultura, mas também por possibilitar a descentralização dos seus recursos. 

Docuficção

O termo "docuficção" surgiu no início do século XXI e trata-se de um neologismo que designa uma obra cinematográfica híbrida cujo gênero se situa entre o documentário e a ficção. O gênero procura representar a realidade ao mesmo tempo que introduz na narrativa elementos ficcionais através de outras expressões artísticas. Em 'Bebela’s' essa hibridização se dá entre modos complementares de representação: poético, observativo e participativo. A combinação desses diferentes modos de representação revela, sobretudo, a trajetória multifacetada de Bebela, que desempenha o seu próprio papel na vida real. 

Texto: Cássio Viana/Ascom

You May Also Like

0 comentários