#VIDEOCAST Na Ponta da Língua… Ju Andrade

by - março 07, 2021

 A chef ensinou um crepe de manjericão com recheio de cogumelos e sopa de morango

| Ju Andrade dá dicas de cozinha afetiva | Foto: reprodução |

Ju Andrade é a convidada do nosso terceiro episódio do ‘Na Ponta da Língua’. A proprietária do Quintal de Mainha, explanou sobre a sua experiência na gastronomia afetiva. A chef começou a experimentar a cozinha ainda na infância, filha de bancário, Ju vivia mudando de cidade. Então, tinha à cozinha como seu refúgio, e os irmãos, os primeiros apreciadores das suas receitas.

Para Ju Andrade, a cozinha afetiva “Traz lembranças, recordações. É feita com ingredientes não industrializados, ingredientes mais naturais possíveis, aí entra aquela questão também de respeito à terra, às comunidades produtoras, ao comércio local”. Ju Andrade acredita e defende que a gastronomia é também uma forma de conhecer e entender a cultura e história de seu povo.

A série é uma produção da Pipa Produções em parceria com o Portal Culturama e a Abajur Soluções. Essa proposta recebeu o incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, através do Edital de Criação, Fruição e Difusão – Lei Aldir Blanc -PE.

Assista ao episódio!



Receita de crepe de manjericão com recheio de cogumelos e sopa de morango por Ju Andrade

| Prato finalizado pela chef | Foto: reprodução |


Ingredientes:

Leite
03 ovos
03 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino
Manjericão
Morangos
Água
03 colheres de açúcar
Cebola
Amêndoas
Cogumelos shitake
Cogumelos shimeji
Molho de soja
Queijo parmesão

Modo de preparo:


Crepe

Em um liquidificador bata o leite, os ovos, a farinha de trigo até obter uma massa homogênea e deixe descansar e prepare os demais passos da receita. 

Sopa de morangos

Corte os morangos grosseiramente, depois no liquidificador, bata o morango, a água e o açúcar. Em panela aquecida, doure a cebola em fio de azeite e acrescente a mistura do morango e deixe reduzir a gosto.

Finalização

Corte os cogumelos em sentido longitudinal. Aqueça uma frigideira, coloque a cebola, quando ela suar acrescente os cogumelos e depois coloque o molho de soja. Em outra frigideira toste a amêndoas e reserve, em seguida, frite os crepes, derramando pequenas porções de massa na frigideira aquecida com fio de azeite. Vire cada crepe na metade do tempo para dourar ambos os lados.
Faça um dobradinho com o crepe recheado com os cogumelos. Em prato, coloque a sopa de morango, o crepe e por cima coloque as amêndoas, o queijo parmesão ralado e finalize com folhas de manjericão.


You May Also Like

0 comentários