Espetáculo online ‘BIG CHOP: Uma Ebó Feminegra’ ressignifica o cabelo crespo

by - março 26, 2021

 Em formato de videoarte, espetáculo é apresentado em uma programação gratuita

| Atriz Fabíola Nansurê realça a beleza do cabelo crespo em espetáculo | Foto: Joan Souza |

Atriz, pesquisadora, dançarina e preparadora corporal, Fabíola Nansurê criou a proposta ‘BIG CHOP  – Uma Ebó Feminegra’, com a contribuição poética de Onisajé, diretora e dramaturga. Composto pela narrativa teatral e quatro mesas temáticas, ‘BIG CHOP – Uma Ebó Feminegra’ apresenta a importância da estética para as mulheres negras em uma programação virtual gratuita, que começa hoje (26) e vai até 10 de abril, às 19h, no canal Rosas Negras, no Youtube.

No espetáculo BIG CHOP – Uma Ebó Feminegra, o cabelo crespo ganha protagonismo. Ele é mostrado com o corte black power, dreads, tranças, penteados e apliques. Embora a técnica “Grande Corte”, tradução livre de Big Chop, seja colocada em destaque. Nela, o cabelo alisado é cortado. Para a representação dessa pluralidade do cabelo crespo, Fabíola Nansurê pesquisou sobre a Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê, concurso de beleza e exaltação da mulher negra, o Big Chop Coletivo, evento alagoinhense de discussão racial, e a Marcha do Empoderamento Crespo, movimento político. “O processo todo inicia na atriz, para depois reverberar no público”, explica Fabíola.

Para Fabíola Nansurê, o objetivo do espetáculo 'BIG CHOP – Uma Ebó Feminegra' é realçar a beleza do cabelo crespo: “Ele veio para falar de empoderamento a partir do cabelo crespo, da valorização e da validação desse cabelo crespo (...) Fala sobre a estética preta, sobre o cabelo, sobre os traços, sobre ser preta”, conclui Fabíola. Assim, a mulher negra entra em cena afirmando a sua negritude, poder e beleza, com os seus fios naturais. 

Em versão videoarte, devido a pandemia, o espetáculo 'BIG CHOP – Uma Ebó Feminegra' conta ainda com a participação de outros artistas. Márcia Lima, Denise Corrêa e Ariane Souza são intérpretes especiais, Jarbas Bittencourt e Tina Melo assinam a direção musical e direção artística, respectivamente, enquanto Nando Zâmbia está por trás da direção de fotografia. Mãe Rosa de Oyá, Yalorixá e incentivadora cultural, também aceitou o convite especial da equipe.

Mesas temáticas – Com uma abordagem acerca da transformação cultural e social pelo ativismo artístico, as mesas temáticas ocorrerão com profissionais do teatro baiano e nacional: 'A poética FEMINEGRA na concepção e criação artística', hoje (26), com Onisajé, Tina Melo e Márcia Lima; 'BIG CHOP uma ebó de empoderamento' (02/04), com Mariana Desidério e Geisa Brunelle; 'A autoestima da mulher negra em relação ao cabelo crespo' (08/03), com Naira Gomes e Sara Cristina, e o 'Empoderamento da mulher negra através da afirmação estética' (10/03), com Gisele Soares e Jade Alves.

A programação virtual de 'BIG CHOP –  Uma Ebó Feminegra' tem apoio financeiro da Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado da Bahia (programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Fabíola Nansurê – Atriz, pesquisadora, dançarina e preparadora corporal, é formada em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Dança pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). Em 2016, empreendeu a oficina de dança "EU VEJO VOCÊ – Dança dos Orixás Para Não Dançarinas”, e algum tempo depois, em 2020, o ciclo de lives “EU VEJO VOCÊ – Diálogos Entre Rosas Negras.” Desde 2017, atua no monólogo do espetáculo Rosas Negras. Além disso, participou das peças: Sirè Obá – A Festa do Rei, Exu a Boca do Universo, Oxum, Édipo, Meu nome é Mentira, Oyaci – A Filha De Oyá, A Eleição, Barro Mulher, Partem-me, Encontro, Vermexo, Inês e Oyá Marilza.

SERVIÇO

O quê? BIG CHOP – Uma Ebó Feminegra.
Quando: De 26 de março a 10 de abril.
Quanto: Gratuito.
Mais informações, no Instagram do evento (@bichop.espetaculo)

Texto: Verena Pita/ Ascom


You May Also Like

0 comentários