#VIDEOCAST Na Ponta da Língua… Chef Juci Melo
Série de gastronomia encerra com esse sexto episódio
| Chef Juci Melo | Foto: reprodução | |
A série de videocast’s ‘Na Ponta da Língua’ encerra hoje sua primeira temporada com uma Chef amante da culinária sertaneja, que apresenta os sabores e cheiros do Sertão nos pratos do restaurante Flor de Mandacaru, Chef Jucilene Melo, carinhosamente chamada por Juci.
A gastronomia de Juci é uma cozinha regional, assim como a decoração do seu restaurante. Em cada canto você sente a identidade da Chef, são lembranças de amigos, fotos de familiares, móveis e utensílios antigos, tudo com um toque sertanejo.
Com a família, Juci aprendeu a cozinhar e a amar os ingredientes locais. Hoje ela é conhecida por criar e valorizar pratos típicos do Sertão, desenvolvendo receitas com as plantas alimentícias não- convencionais - PANCs. “Minha história com a comida veio lá da minha infância mesmo. Eu já fazia Pancs antes de saber que era Pancs, que tinha esse nome bonito”, brinca a Chef que teve os avôs como referência na culinária.
A série é uma produção da Pipa Produções em parceria com o Portal Culturama e a Abajur Soluções. Essa proposta recebeu o incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, através do Edital de Criação, Fruição e Difusão – Lei Aldir Blanc -PE.
Assista ao episódio:
Receita de Paçoca de carne de sol
Ingredientes:
1 kg de carne seca
200 g de farinha branca
Banha de porco
Cebola roxa
Rapadura
Modo de Preparo:
Numa frigideira média, frite bem a carne na banha de porco, em fogo baixo por média de 20 minutos, quando estiver frita coloque a cebola roxa e acrescente mais um pouco de banha.
Assim que a carne estiver bem douradinha, retire do fogo e leve-a para pisar no pilão. Soque e vá adicionando a farinha aos poucos, até que a carne esteja bem pisada, e a mistura bem homogênea. Sirva a seguir, finalizando o prato com rapadura.
Dica: Quem não tiver pilão em casa, pode utilizar o processador de legumes, apesar de o resultado não ser o mesmo.
0 comentários