Festival Luz Negra tem programação online no Youtube
A quarta edição do evento vai até o dia 28 e traz “O negro em estado de representação”
![]() |
| Deo Garcez e Soraia Arnoni no espetáculo 'Luiz Gama' | Foto: Valmyr Ferreira | |
O ‘Festival Luz Negra — O negro em estado de representação’ é um festival de artes cênicas que evidencia o protagonismo do artista negro nas mais diversas linguagens, como o teatro, a ópera e a dança. Em 2021, o evento chega a sua quarta edição e é realizado totalmente online. A programação vai até o dia 28 de março e pode ser acessada no Youtube (http://bit.ly/canaloposte).
Todas as ações são gratuitas; duas contam com intérprete de libras e uma com audiodescrição. As atrações do festival vêm das quatro macrorregiões de Pernambuco (Sertão, Agreste, Mata e Região Metropolitana do Recife) e também de fora do estado - caso de dois espetáculos teatrais. Além disso, a cada ano, um artista negro é homenageado. Nesta edição, a homenagem é feita a Guitinho da Xambá, cantor e compositor do grupo Bongar que faleceu em fevereiro deste ano.
A primeira edição do festival foi realizada em 2017, pelo grupo O Poste Soluções Luminosas, coletivo formado pelos artistas negros Agrinez Melo, Naná Sodré e Samuel Santos. Desde então, o coletivo é responsável pela produção do evento. Para 2021, o IV ‘Festival Luz Negra — O negro em estado de representação’ recebeu incentivo do edital de Festivais da Lei Aldir Blanc Pernambuco.
Texto: Cleyton Cabral/Ascom
0 comentários