Exposição fotográfica revela novos olhares sobre Juazeiro

by - março 12, 2021

 Fotos foram publicadas na plataforma digital Flickr

| Uma das fotografias que compõem o acervo da exposição | Foto: Heitor Rodrigues |

Um homem caminha sozinho ao lado de uma avenida movimentada. Uma pessoa dorme sob a sombra de uma árvore. Cabras abrigam-se do sol em um ponto de ônibus. Essas imagens podem até parecer desconexas, mas fazem parte do cotidiano de Juazeiro e foram capturadas pelas lentes de Heitor Rodrigues e Pók Ribeiro. Ao todo, os fotógrafos produziram e selecionaram 68 fotos de 35 bairros e sete distritos do município baiano, que compõem a exposição ‘Juazeiro: Luz e Sombra’ e podem ser acessadas online,  a qualquer momento, no Flickr (https://abre.ai/jualuzsombra).

A escolha dos lugares fotografados levou em conta o desejo de propor novas perspectivas sobre o cotidiano no espaço urbano de Juazeiro, fugindo de estereótipos e lugares-comuns. De acordo com Pók Ribeiro, foi difícil selecionar os locais visitados entre os tantos possíveis, mas o resultado reflete a pluralidade presente no município. “O que queríamos mesmo era mostrar os tantos Juazeiros que existem para além da orla, do Vaporzinho, da estátua de João Gilberto. Lugares e pessoas que não são vistas”, explica a fotógrafa.

| Sob a sombra do ponto de ônibus, animais descansam. | Foto: Heitor Rodrigues |

Pók Ribeiro conta que o título do projeto também é motivado pela diversidade presente no espaço urbano. “Essas diversidades se interconectam e constroem um todo complexo, vivo e pulsante, assim como na fotografia, em que luz e sombra se completam. Elas estão sempre juntas, cabe a nós nos propormos a enxergá-las, seja na poética das imagens fotográficas ou das paisagens sociais tão desiguais”, afirma.

E-book

Parte das fotografias expostas também estarão reunidas em um livro, em formato e-book, que tem lançamento previsto para o final de março, pela editora E-Publicar. O acesso será gratuito, através das plataformas de livros digitais, e também pode ser feito a qualquer momento após sua disponibilização. 

Para obter mais informações sobre ‘Juazeiro: Luz e Sombra’, basta procurar as redes sociais do projeto, no Instagram (@juazeiroluzesombra) e no Facebook (https://fb.com/juazeiroluzesombra/). A exposição fotográfica e a publicação do e-book receberam apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

Texto: João Pedro Ramalho

You May Also Like

0 comentários