Projeto ‘Relicária’ conta histórias de atrizes de Juazeiro e Petrolina

by - março 11, 2021

 Relatos estão disponíveis em página do Instagram

| Atriz Odomaria Rosa Bandeira em cena | Foto: Arquivo pessoal |

Reunir as memórias de atrizes do Teatro no Vale do São Francisco é o propósito de ‘Relicária’, uma iniciativa de resgate histórico que conta com recursos da Lei Aldir Blanc Petrolina. Em sua página no Instagram (https://instagram.com/relicariaatrizes), o projeto narra as trajetórias e reúne fotos e declarações de mulheres de diferentes gerações que atuaram e ainda atuam nos palcos de Juazeiro e Petrolina.

A ideia da criação de ‘Relicária’ partiu de Gabrielly Peixoto, atriz e publicitária, em parceria com o diretor de teatro Thom Galiano. Ao todo, serão publicadas histórias de 90 atrizes da região, mapeadas através de pesquisas com grupos de teatro para descobrir nomes ainda não conhecidos pela equipe, além de entrevistas com algumas intérpretes. “Conseguimos falar, desde dezembro [de 2020], com várias artistas que generosamente responderam a um formulário e nos enviaram fotos de seus espetáculos”, conta Gabrielly.

| Diversas gerações de atrizes estão no projeto, como a perquena Kesia Mel | Foto: Arquivo pessoal |

Já o nome do projeto é uma adaptação para o feminino da palavra “relicário”, um objeto ou lugar onde se guardam relíquias. Para Gabrielly Peixoto, é importante existir esse espaço de registro porque ele pode continuar disponível para abrigar as novas histórias que chegarem. Além disso, a produtora de ‘Relicária’ ressalta o quanto a presença feminina nos palcos ao longo da história foi ainda mais numerosa que a levantada durante a pesquisa. “Chegamos a 90 nomes, mas sabemos que existem outras tantas que pela efemeridade do Teatro e dos registros ou pelo machismo foram apagadas da história”, lamenta.

Mais do que um simples conjunto de relatos, Gabrielly Peixoto acredita que ‘Relicária’ é uma experiência de aprendizado com as atrizes da região. “Já tinha muita admiração por todas as mulheres que vi nos palcos da cidade, mas agora consegui ser ainda mais fã de todas. As atrizes daqui são destemidas diante de tantas adversidades, sempre terá algo delas para se ver e aprender”, declara Gabrielly.

[T] João Pedro Ramalho

You May Also Like

0 comentários