O palco agora é nas nuvens e o Teatro pode ser assistido pela internet

by - maio 21, 2020


Durante o isolamento social é possível assistir espetáculos locais e nacionais sem sair de casa

Grupo Galpão no espetáculo 'Os Gigantes da Montanha' com direção de Gabriel Villela | Foto: Guto Muniz

Certa vez, me disseram que "o Teatro é a arte do encontro", pois seria preciso pelo menos um ator e um espectador para sua fantasia acontecer. Não me lembro quem disse e nem o "guru" Google soube ao certo onde surge, mas é um consenso. Agora, no meio de uma  pandemia que fez tudo parar, essa arte teve que dar um novo passo, um novo ato está se iniciando, pois adaptações foram impostas. Nem sabemos o que será após a pandemia, mas não seremos os mesmos do prólogo, certamente.

Falei isso tudo sobre essa arte para dizer que, por enquanto, é preciso assistir os espetáculos de casa, mediados pelas conexões online. Grupos e coletivos estão disponibilizando suas obras na internet para que seu público tenha conteúdo para consumir nesse período tão difícil. Aqui na região e fora dela, há vários exemplos e fiz uma lista com algumas indicações, afinal não é um momento de limites geográficos. É possível assistir grupos locais, como também reconhecidos coletivos nacionais, como o Teatro Oficina e o Grupo Galpão.

TPA

Atores do TPA em cena

O Teatro Popular de Arte, grupo mais antigo em atividade em Petrolina, tem disponibilizado regularmente seus espetáculos através do Youtube. Já foram exibidas as montagens 'A Pena e A Lei' e 'O Santo e A Porca', de Ariano Suassuna, e 'O Santo Inquérito' de Dias Gomes. Vale a pena seguir o grupo no Instagram para saber qual será a próxima a entrar em cartaz.

Na Quarentena Tem Teatro

Espetáculos da Trup Errante estão participando do projeto | Foto do espetáculo 'Estelita'

Um perfil de Instagram tem sido o portal utilizado por diversos grupos teatrais para disponibilizar suas peças, entre eles a Trup Errante (Petrolina-PE). As obras ficam disponíveis durante um dia com um link divulgado na bio. Há oportunidades para crianças e adultos, de diversos formatos e estilos. É só ficar de olho na agenda para conferir os espetáculos antes que a cortina seja fechada.

Teatro Popular de Ilhéus

A comédia 'Teodotico Majestade' é um dos trabalhos divulgados | Foto: Divulgação

Um dos grupos mais antigos em atividade na Bahia lançou um projeto para postar conteúdos teatrais no Youtube, é o TPFLIX. A página já permite assistir espetáculos na íntegra, entrevistas com o grupo e agora materiais criados em casa pelos artistas. No mês de maio, toda sexta-feira tem o projeto 'Contando Histórias Populares' com a atriz Tânia Barbosa, aos sábados tem uma sessão de nostalgial com o 'Sábado Sim' e, nos domingos, o 'Letras de Nhosembé' que faz leituras de autores vivos de Ilhéus com o ator Romualdo Lisboa.

Grupos Galpão

Apresentação de 'Romeu & Julieta' do Grupo Galpão | Foto: Miguel Aun

O tradicional grupo mineiro, mundialmente conhecido e referência no teatro de rua, disponibilizou alguns de seus espetáculos na íntgra em seu canal do Youtube. Entre eles, está a icônica montagem da tragédia 'Romeu e Julieta' dirigida por Gabriel Villela na década de 90, em duas versões, uma gravda no Brasil e outra no renomado Globe Theatre (Londres-Inglaterra). Também é possível assistir um de seus mais recentes trabalhos, 'Nós' de 2016, dirigido por Marcio Abreu. O projeto #GalpãoEmCasa também realiza lives com participações do elenco no Instagram do grupo.

Teatro Oficina

Peça 'Roda Viva' do Teatro Oficina está disponível na internet | Foto: Divulgação

A TV Uzyna do Teatro Oficina, companhia brasileira mais antiga ainda em atividade, disponibiliza vários trabalhos do grupo que marcam a história do teatro nacional. Entre as obras possíveis de assistir, estão Os Sertões, Cacilda!, Boca de Ouro e a emblemática Roda Viva. Nesse período, em que os artistas são a classe mais afetada, é possível ajudar os mais de 60 profissionais da companhia através da compra de ingressos solidários, valendo para qualquer apresentação da companhia após a pandemia.

Site Espetáculo Online

Marieta Severo em cena de 'Incêndio', espetáculo disponível no site | Foto: Divulgação

Uma plataforma online que funciona como uma videoteca de vários grupos, onde é possível assistir espetáculos bem diversos. Esse projeto foi criado por um produtor audiovisual que trabalha com "teatro filmado", assistam para entender melhor. No catálogo, há desde 'Incêndios', dirigida por Aderbal Freire-Filho com Marieta Severo em cena, aos musicais 'Mamonas' e 'Ícaro And The Black Stars'. As comédias 'Maria do Caritó' com Lilia Cabral e 'Hermanoteu na Terra de Godah' da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo também estão disponíveis. Ainda é possível encontrar uma lista especialmente para crianças. Acesse o site Espetáculos Online.

You May Also Like

0 comentários