Programações culturais para crianças ganham a internet

by - maio 15, 2020

Há mostras de cinema, aulas de iniciação às artes e espetáculos disponibilizados em plataformas digitais

Espetáculo O Jardineiro integra a programação do Petiz em Casa | Foto: Divulgação

Atenção pequenos e grandinhos, tem programação infantil disponível online! Se os adultos já sofrem em casa e precisam de programações para distrair da monotonia que se instala na quarentena, imaginem as crianças com tanta energia para gastar.

A Cultura está tendo um papel ainda mais importante neste momento mundial e tem encontrado na web espaços para continuar realizando suas programações. Alguns festivais ganharam versões virtuais e as crianças não ficaram de fora das propostas, os realizadores construíram uma série de atividades voltadas para elas, incluindo espetáculos, aulas, atividades de mediação, cineminha e outros.

Confiram algumas indicações do Culturama para acompanhar com a turma:

Festival Petiz em Casa

Meu Querido Catavento participa do Petiz em Casa | Foto: Wiharlley Rubson

O Petiz, festival de arte para infância e juventude realizado em Salvador-BA, sobrevive ao caos decorrente da pandemia e mantém sua edição 2020, claro que adaptada. Entre 15 e 25 de maio,  será realizado o Petiz em Casa, versão do projeto que disponibiliza espetáculos em uma plataforma online.

O festival virtual inclui atividades de mediação cultural para as crianças e encontros virtuais formativos que terão como público-alvo educadores, artistas e pais, ocorrendo no instagram do @festivalpetiz. Também haverá uma edição do Dançando em Família com Rossana Alves.

Idealizado por Poliana Bicalho e Renata Berenstein, este projeto baiano, desenvolve diversas ações no campo da mediação cultural, fomento e difusão das artes para a infância, a partir do entendimento da CULTURA como um direito.

Programação disponível no site www.festivalpetiz.com.br.

IC para crianças

Renato Cruz ministra aulas de dança para crianças na internet | Foto: Divulgação / Itaú Cultural

O Itaú Cultural está realizando uma programação completa em seu portal na internet e há um espaço dedicado para os pequenos, é o IC para crianças. Já foram iniciados cursos online nas áreas de dança e ilustração, além de uma mostra de cinema.

Durante o mês de maio, aos domingos e às quartas-feiras, os professores de dança Flora Gussonato e Renato Cruz ministram aulas voltadas para o público infantil. O curso será feito todo online, com vídeos disponibilizados no site e no YouTube do IC às 11 horas de cada dia. Ao final de cada aula, tanto de Flora quanto de Renato, os professores deixam um desafio para que as crianças treinem em casa. Os pais serão convidados a, se tiverem interesse, postar vídeos desses desafios em suas redes sociais marcando o Itaú Cultural e usando a hashtag #ICdança.

Às terças e quintas, a partir de 12 de maio, o site apresenta uma série de aulas online de ilustração. Os encontros são especialmente voltados para as crianças, mas os adultos também podem participar. Comandadas pelos artistas Augusto Figliaggi e Gabriela Gil, as atividades trazem técnicas de desenho para que o público possa criar suas próprias histórias ilustradas.

Também está disponível para acesso a Mostra de Animação para Crianças (e para Todos), até o dia 26/05. São dez curtas-metragens brasileiros de animação produzidos na última década e em diferentes estados do país. "A proposta é aproximar tanto as crianças quanto os pais do universo cinematográfico a partir de uma seleção de obras lúdicas, que exploram a fértil imaginação infantil", informa a descrição.

Festival Internacional de Cinema Takorama

A animação francesa Le complexe de Hérreson (Não tire sarro dos outros) está no Festival Takoma

A Associação Films Pour Enfants (Filmes para criança) está promovendo o Takorama – Festival Internacional de Cinema, em formato online. Foram disponibilizados 15 filmes de curta-metragem, todos com o tema “solidariedade”, divididos em cinco categorias, envolvendo o público de três a 17 anos.

A plataforma digital é interativa e as crianças e jovens são convidados a opinar e votar em seu filme favorito. Tudo gratuito e sem publicidade. “Além da educação cinematográfica e artística, o festival pretende afirmar a dimensão educacional do cinema, posicionando-o em particular ao lado da literatura e da pintura como um recurso capaz de acompanhar e apoiar as atividades pedagógicas”, afirmam os organizadores na página oficial do festival.

Acesse em www.takorama.org/.

You May Also Like

0 comentários