Artistas de Petrolina se mobilizam em relação à crise causada pela pandemia

by - maio 05, 2020

Em carta coletiva à gestão municipal solicitam medidas de auxílio para a classe

Reunião do Fórum Popular de Cultura realizada em fevereiro | Foto: Lizandra Martins

Além do já precário cenário nacional, onde há falta de políticas públicas culturais contínuas nas esferas federal, estadual e municipal, os artistas estão agora em uma situação de vulnerabilidade social por conta da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19. Nesse momento difícil para todos, os trabalhadores da Cultura de diversas linguagens artísticas de Petrolina-PE se reuniram virtualmente para discutir estratégias de mobilização para cobrar do poder público ações de auxílio para a classe.

No geral, as rendas dos artistas são geradas de forma autônoma, seguindo as demandas de produção e execução dos seus trabalhos. Diferente do que muitos pensam, a Economia Criativa tem parcela importante na movimentação econômica nacional. Os dados mostram que o setor é responsável por 2,64% do PIB brasileiro (FIRJAN/2016) e representa cerca de 5 milhões de trabalhadores (IBGE/2018). É fundamental criar políticas de amparo aos artistas para que estes consigam voltar suas atividades quando essa crise de saúde pública passar.

Para chamar atenção da gestão municipal de Petrolina, esse coletivo elaborou de forma colaborativa uma carta que sugere ações e projetos emergenciais de Cultura, a fim de amparar trabalhadores da área que, de fato, estão sofrendo o impacto do isolamento social em suas rendas, aqueles que não possuem carteira assinada e não foram contemplados pelo programa de auxílio emergencial do Governo Federal.

Os artistas reafirmam a necessidade de articular políticas públicas que reconheçam a dimensão humana e social da arte, sobretudo nesse momento, haja vista que o auxílio emergencial ofertado aos trabalhadores autônomos em geral não contemplou o seguimento artístico. Assinam o documento, artistas independentes, simpatizantes/apoiadores da cena local, grupos, companhias, coletivos, entidades artísticas e culturais da região.

Acesse a carta dos artistas aqui.

Com informações de Cássio Viana / Ascom Fórum Popular de Cultura Petrolina

You May Also Like

0 comentários