'A 7 Tragos do Chão', filme baiano que aborda masculindade e autossabotagem, está disponível na Wolo TV

by - junho 21, 2021

 Canal online é streaming de produções negras

| Bastidores do filme | Foto: divulgação |

Um catálogo online de produções audiovisuais que se diferencia por dar visibilidade às criações negras, a Wolo TV disponibiliza filmes baianos. O curta-metragem 'A 7 Tragos do Chão', dirigido por Ariel L. Ferreira e Cláudia Sater na Saturnema Filmes, estreou no canal no último dia 19. O filme chega ao grande público para contar a história de Alan, interpretado por Saulus Castro, que reencontra o amor de sua vida e se vê encurralado durante uma tarde em um café. O que ele não sabia é que essa tarde poderia durar uma eternidade.

Masculinidade e autossabotagem são temas centrais abordados no filme. “Eu queria muito falar sobre autossabotagem, trazer essa discussão pra mesa, sabe? “O que é que faz a gente jogar contra nós mesmos?” E como se trata do audiovisual, não tinha como a gente abordar isso do "nada", do "vento"... a ideia era entrelaçar uma trama que trouxesse esse tema personificado. Foi quando surgiu a ideia do protagonista como o próprio antagonista da história. Esse protagonista que parecia um homenzarrão, mas na verdade ele é uma pessoa bem fragilizada, frustrada com as suas próprias escolhas. Foi quando surgiu a fantasia na trama”, explica o roteirista e codiretor do filme, Ariel L. Ferreira.

| Diretores do filme | Foto: divulgação |

Contar uma história com uma narrativa criativa, complexa e divertida foi desafiador, segundo a codiretora Claudia Sater. “Os principais desafios foram o tempo, as locações e a atuação mirim. Tínhamos pouco tempo para gravar no café e tudo deveria estar perfeito. Com a ajuda coletiva, conseguimos finalizar com sucesso. Sobre a atuação mirim, foi desafiador trabalhar com a Mari [Mariana Trocolli], uma criança não-atriz, pois era sua primeira vez em um set. De início, ela ficou um pouco envergonhada e, com a ajuda da mãe e de todos que estavam presentes na locação, pudemos gravar com êxito”.

O filme, co-produzido pela Saturnema Filmes e a Gran Maître Filmes, duas produtoras de cinema independente, é uma prova da multiplicidade de tramas possíveis a serem narradas em solo baiano. “Pra mim, é um dos filmes mais geniais já produzidos fora do circuito comercial. Um dos filmes mais geniais em todos os sentidos: roteiro direção, fotografia, direção de arte, atuação e inovação, principalmente. É pelo menos um dos filmes mais lindos que eu assisti nos últimos anos. Estou muito feliz por toda representatividade que o Nordeste e o Norte tem me mostrado, pela qualidade técnica que o Nordeste tem a mostrar. Dá de dez em todas as produções que tão sendo feitas no Sudeste com grandes orçamentos, em termos de narrativa, trazendo assuntos que se conecta muito mais com a nossa realidade atual, com a realidade atual do povo, com os nossos questionamentos”.

“A 7 Tragos do Chão” passou por mais de 20 festivais nacionais e internacionais. Entre eles, foi exibido no BIMIFF - Brazil International Monthly Independent Film Festival, onde foi indicado a 9 categorias, incluindo “Melhor Filme”. Neste festival, levou pra casa os prêmios de “Melhor Roteiro” e “Melhor Ator Coadjuvante” com o ator Hamilton Oliveira, além de levar menção honrosa no festival London International Monthly Film Festival na Inglaterra. O filme já foi visto em festivais da Romênia, Canadá, Índia e EUA.

Acompanhe as novidades do filme e também da produtora Saturnema Filmes no perfil do Instagram: @saturnemafilmes



You May Also Like

0 comentários