Oportunidades para artistas com inscrições abertas na Funarte

by - agosto 06, 2020

A fundação dá continuidade ao Selo Funarte de Toda Gente com editais abertos


| Espaços culturais continuam sem previsão de retorno seguro no país | Foto: Veja Brasil |

A Funarte, Fundação Nacional de Artes, lançou em 2020 o Selo Funarte de Toda Gente, propondo uma série de prêmios de incentivo à projetos culturais no país. Mesmo com alguns pontos questionáveis, os artistas podem ter nesses editais espaço para propor criações e difusão de suas produções. Ao todo, estão abertas inscrições para seis seleções ligadas à instituição.

Prêmio Funarte RespirArte

(Inscrições prorrogadas até 18/08/2020)

Por meio deste edital, a Funarte vai premiar 1.600 vídeos online. Ação é foi a primeira integrante do programa Funarte de Toda Gente a ser divulgada. As áreas contempladas são: circo, artes visuais, música, dança, teatro e artes integradas. 


VII Prêmio Ibermúsicas de Criação de Canções – Canções da Quarentena

(Inscrições até 15/09/2020)

Voltado para compositores, o Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas – Ibermúsicas 2020, é financiado atualmente por 13 países, tendo a Funarte como seu representante no Brasil. Nessa edição atípica por conta da pandemia, serão contempladas até três obras oriundas de cada país participante do Ibermúsicas, com prêmios de mil dólares norte-americanos para cada compositor selecionado.


Prêmio Funarte Artes Visuais 2020/2021

(Inscrições até 17/09/2020)

O edital traz como temática "O Diálogo Entre o Patrimônio Histórico da Cidade do Rio de Janeiro e o Brasileiro Presente nas Artes Visuais e nos Espaços Urbanos". Podem se inscrever artistas de todo o Brasil propondo exposições com entradas gratuitas. Serão contemplados 05 projetos, cada um com prêmio de R$ 130 mil (valor bruto).


Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga – 2020

(Inscrições até 17/09/2020)

Por meio desse edital serão concedidas bolsas de estímulo à conservação e preservação de fotografia. Recebendo propostas de todo o país, são aceitas pesquisas com textos nos campos da conservação e da preservação fotográficas. Serão distribuídos R$ 200 mil em cinco bolsas.


Programa Iberescena 2020/2021

(Inscrições até 15/10/2020)

O Programa Iberescena 2020/2021, Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas, lançou sua convocatória anual para receber projetos nas categorias de Criação em Residência, Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas e Programação de Festivais e Espaços Cênicos. Podem participar artistas dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.


III Prêmio Ibermúsicas de Composição de Obra Coral

(Inscrições até 01/12/2020)

Também destinada aos compositores, essa outra chamada do Ibermúsicas selecionará uma obra inédita, escrita para coro misto.  O autor da obra vencedora será contemplada com um prêmio de oito mil dólares norte-americanos. 


You May Also Like

0 comentários