#LeituraDeCena - O movimento do corpo isolado ganha a tela em videodança

by - agosto 18, 2020

 Criação do Coletivo InComum e Diego Ravelly Designer está disponível no Youtube


| Carol Andrade interpreta 'Isolamente' | Foto: reprodução. |

Como o nosso corpo está vivendo/sobrevivendo nessa pandemia? Como o isolamento social nos afeta corporalmente? Continuamos em movimento ou inertes? São questionamentos que ficaram na minha cabeça ao assistir a videodança ‘Isolamente’. A criação produzida pelo Coletivo InComum com Diego Ravelli Designer foi lançada no Youtube pelo projeto #CulturaEmRedeSescPE.

Já no início da trama, elas estão lá ocupando a casa, as câmeras. A falta de paredes e os olhares vigias logo me remetem a um reality show, afinal presos em uma casa e cada vez mais superexpostos nas redes sociais, estamos vivendo um imposto Big Brother Brasil, em um país onde de grandes irmãos há poucos, mas há muitos para impor opiniões com base no “falta de intimidade“ dentro de confessionários virtuais.

A confinada do programa na tela é Carol Andrade, bailarina que nos palcos sempre transmite uma forte presença tendo que se adaptar a esse novo formato do mover. Pontuo que é interessante perceber que foram construídas coreografias que podemos chamar de detalhistas, focando em pequenos movimentos e gestos. Hora olhos, hora dedos ou um breve virar de cabeça. O que no palco provavelmente não funcionaria, aqui ganha uma possibilidade de diálogo direcionando com a câmera o olhar do público.

O grande símbolo dessa quarentena, as máscaras estão fortemente presentes na videodança, é o nosso big fone. Diego Ravelli e seu talento para criar imagens para a Dança mais uma vez surpreende. Nesse visual tão estranho ao primeiro olhar, mas tão significativo com as tantas línguas soltas que estão surgindo nas redes sociais e as vozes que gritam em nossas cabeças ao estar presos dentro de casa, pois fomos obrigados a lidar com a nossa própria companhia.

Venha comigo assistir esse novo reality. Vou pegar meu café, deitar no meu bom amigo de isolamento chamado sofá e entrar no "mood" espera. Quem será que está no paredão?


Sinopse:

O videodança vem lançar uma reflexão sobre o valor da comunicação e relevante necessidade humana de se comunicar. E tudo isso reverberou na prática cotidiana de diversas formas, o que parecia acelerado de repente viu-se em um estado de pausa e silenciamento do corpo. Tudo isso, revela a Inquietude humana em um tempo em que tentamos impedir que nosso corpo entenda o necessário toque de recolher que nos foi delegado.


Ficha técnica:

Criação, coreografia e edição: Carol Andrade

Confecção de adereços, filmagens e edição: Diego Ravelly

Produção e locação: Carlos Tiago

Ilustração visual: Diego Ravelly


You May Also Like

1 comentários

  1. Obrigado pelas Palavras, Obrigado por tudo! Gratidão pela conexão, pela intimidade. Diego Ravelly

    ResponderExcluir