25 anos fazendo a Dança pulsar em Petrolina

by - agosto 05, 2020

Cia. de Dança do Sesc Petrolina comemora aniversário com série de lives


| Espetáculo 'Fuá na Casa de Zé Mané marcou a história da companhia | Foto: acervo da companhia |

Encontros online no projeto 'Live 5x5 - Vinte e Cinco Histórias Dançantes' celebram a trajetória de 25 anos da Cia. de Dança do Sesc Petrolina, comemorado em 2020. A série de lives acontecem já começou e segue até o dia 08, sempre às 18h30 no canal do YouTube do Sesc Pernambuco.

A companhia é a grande responsável pelo início das experimentações em Dança contemporânea na região, formando bailarinos entre as centenas de pessoas que passaram por suas aulas.  Cada dia do projeto, reúne cinco desses "personagens" de forma remota para falar sobre suas experiências, sejam eles do elenco atual ou das primeiras formações.

| Ex bailarinos da companhia iniciaram o projeto | Foto: reprodução |

Muitos dos bailarinos que passaram pela "Cia. do Sesc", como é carinhosamente chamada, seguiu carreira na Dança, como Kleber Candido, que participou da primeira noite de transmissão, ontem (04). O artista que começou em Petrolina-PE fazendo as aulas do Sesc, já integrou grupos em Recife-PE, Portugal, Japão e Canadá. "Foi lá onde eu comecei a ter o conhecimento da Dança. (...) Quando eu entrei no grupo, me veio esse desejo de poder viver da Dança, eu posso sobreviver da Dança, e é o que eu faço até hoje dançando. Tenho várias memórias e histórias lindas com cada um que está aqui", disse Candido. Também participaram Gracy Marcus, umas das primeiras bailarinas, Paulo de Melo, Thianny Martins e Leidy Costa, que fez a mediação.

Quem assistiu a primeira live ficou sabendo um pouco como começou a história da Dança de forma profissional aqui na região. Umas das figuras mais lembradas, com muito saudosismo, foi Ailton Marcus, bailarino que foi inspiração para muitos e faleceu em 2009. Emocionada, "Gracinha" lembra que foram muitos momentos bons ao lado de Ailton, inclusive o nome artístico em homenagem ao amigo com quem começou a dançar. "Ailton além de um excelente bailarino era um amigo, era um parceiro para toda hora. Sempre ajudando Jailson nas coreografias, sempre dando opiniões e sempre ajudando os bailarinos. Então, ele para mim é insubstituível, vai ficar sempre na minha memória", falou interrompida pelas lágrimas. 

A live de hoje (05) será com os artistas Djma D’Arc, João Rafael Neto, Ítalo Zazu e Leila Santos, contando com mediação de Thom Galiano. Na quinta (06), André Vitor Brandão conversa com  os bailarinos Carol Andrade, Mel Nascimento, Cristiano Santana e Osvaldo Júnior. A sexta (07) será com Clara Ísis e as participações de Julia Gondim, Cleybson Lima, Rafaedna Brito e Rafael Sisant. Encerrando no sábado (08), os bailarinos Alexandre Santos, Pedro Lacerda, Eliza Oliver, Alan Gerard e Tássio Tavares.

You May Also Like

0 comentários