ENTREVISTA - Diretor da Escola de Teatro da UFBA fala da expansão às cidades do interior

by - agosto 25, 2020

Inscrições para a Licenciatura em Teatro EAD estão abertas e aulas devem iniciar em outubro

 

| Espetáculo 'Pele Negra, Máscaras Brancas' da Companhia de Teatro da UFBA | Foto: Divulgação |


Artistas do interior terão a oportunidade de cursar Licenciatura em Teatro sem sair de suas cidades, ingressando na Escola de Teatro da UFBA, que tem 64 anos de história, sendo a primeira escola de teatro em nível superior do Brasil. O curso está entre um dos três que estão sendo oferecidos no processo seletivo para acesso aos cursos de graduação na modalidade de ensino a distância da UFBA em 2020.2, chegando às cidades de  Juazeiro, Alagoinhas, Feira de Santana, Irecê e Vitória da Conquista.

As aulas serão oferecidas a partir de outubro deste ano. O curso é destinado aos estudantes que tenham concluído o ensino médio e realizado o ENEM em qualquer edição entre 2015 a 2019, professores e profissionais da Administração Pública com vínculo e exercício da docência na rede pública de ensino ou vínculo e exercício na administração pública. Os interessados podem fazer as inscrições até o dia 31 de agosto, no valor de R$ 85,00, pelo link https://ingresso.ufba.br/ead.

Para explicar melhor como irá funcionar o curso e com serão as aulas, entrevistamos o diretor da Escola de Teatro da UFBA, Luiz Cláudio Cajaiba Soares. Ele comenta sobre a importância da expansão da escola para cidades do interior e qual o perfil dos egressos que a universidade pretende formar com esse curso.

Confira a entrevista:


- A Bahia é um estado muito grande e com poucos cursos superiores de artes. Como você avalia essa interiorização de uma instituição tão importante para a formação cultural como a UFBA?

A Bahia vem aumentando a oferta de cursos superiores em artes nos anos últimos anos, com a expansão das Universidades Federais no estado e também a criação de cursos a partir das universidades estaduais. Apesar disso, podemos considerar que a oferta ainda é deficitária. Há quatro anos a UFBA criou a Licenciatura em Dança, na modalidade EAD, uma experiência considerada muito bem sucedida, em fase de conclusão. Neste sentido avalio da melhor forma, mais esta iniciativa da UFBA. Ela permitirá que as pessoas que almejam fazer uma formação não tenham que migrar para a capital. E depois se tornarão multiplicadores do conhecimento num lugar em que mantém seus vínculos. Pois, hoje em dia, mesmo a pretexto de Leis que garantem o ensino das artes nas instituições de ensino fundamental e de ensino médio, nem sempre é possível contar com um profissional nestes ambientes. Trata-se da primeira iniciativa da Escola de Teatro da UFBA, que tem uma história de 64 anos, comprometida não apenas com o ensino, mas também com a pesquisa e com a extensão. A formação do licenciando em teatro levará em conta ainda sua ação artística, imprescindível no contexto em que vivemos e pouco disseminado nas cidades do interior, em maior ou menor grau. Como sujeito que nasceu e cresceu numa cidade do interior, para mim é particularmente especial testemunhar e estar à frente de uma iniciativa desta. E também uma ironia que este curso tenha início neste contexto da pandemia, quando o mundo impõe a distância para que continuemos vivos. E, assim, vamos continuar dividindo com muitas pessoas um tipo conhecimento que contribui de modo completo e complexo para a formação humana, para a emancipação do sujeito.

- Como funcionarão as aulas do curso? Haverão encontros presenciais ou apenas online?

O curso foi pensado num formato semi presencial. Cada componente curricular terá maior ou menor ênfase na teoria ou na prática. Estão previstos encontros presenciais com os professores e tutores em espaços destinados para este fim. Haverá encontros pela rede e também aula previamente gravadas, com base em material previamente elaborado pelos docentes do curso, que serão disponibilizados aos estudantes na forma de e-book. Haverá, em cada cidade pólo, tutores que contribuirão para estes encontros, parte de uma equipe ampla, composta pela coordenação do curso, pela coordenação pedagógica, coordenação do colegiado e tutores à distância.Trata-se de equipe bem estruturada, que contará com toda a tecnologia hoje arregimentada pela UFBA, através da Superintência de Tecnologias da Informação – STI e da Superintendência de Ensino a Diatância – SEAD. Contudo, no contexto da pandemia, os encontros presenciais só ocorrerão quando as condições sanitárias permitirem.

- Qual o foco de formação desse curso? É para quem quer ser ator ou professor de Teatro?

Professores-artistas-pesquisadores é o perfil dos egressos que desejamos. Estudantes graduadas ou graduados no curso de Licenciatura em Teatro EAD terão aptidão para atuar nos diversos campos profissionais, como professores e professoras de Teatro, em processos que envolvam ensino-aprendizagem na educação formal e não formal, nos níveis da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio), em escolas públicas e privadas, em cursos livres, em oficinas, junto a grupos teatrais, em projetos sociais ou comunitários, em empresas privadas, em fundações, em ONGs, em centros culturais, dentre várias outras possibilidades, nos polos UAB do interior da Bahia ou fora deles.

- As aulas são voltadas para formação de quem já tem experiência em artes ou também contempla quem quer iniciar?

Ambas as categorias. Ao longo do curso de licenciatura, o corpo discente será estimulado a conhecer os aspectos artísticos e profissionais, mas também aspectos teóricos da educação e da pedagogia teatral. Realizará estágios de ensino, além de experimentar distintas práticas cênicas. O curso de Licenciatura em Teatro EaD/UAB foi inspirado no projeto do curso presencial, contudo buscou também adequar-se à realidade do ensino a distância e à realidade sociocultural dos polos. Objetiva, assim, responder aos novos desafios do ensino e ao desafio da perpetuação de valores que marcam a trilha positiva de continuada reformulação da Escola de Teatro, em seus mais de sessenta anos de história.

- Estamos vivendo o momento que o Teatro foi obrigado a se adaptar ao mundo virtual. O curso segue esse caminho para um maior diálogo entre uma arte "tão presencial" com as conexões da internet?

Como dito anteriormente, a pandemia vai redimensionar as ações previstas no curso, especialmente neste momento inicial. A arte do teatro é presencial e esta premissa será mantida. E assim com a distância imposta pela pandemia nos convidou a fazer reflexões e adaptações, o contexto pós-pandemia vai trazer a intensidade e o frescor da presença. Teremos etapas distintas:

Etapa Presencial: nela serão desenvolvidos estudos e experimentações práticas laboratoriais, abordando aspectos tais como a história do teatro, a dramaturgia, os jogos dramáticos, a cena e as visualidades, as distintas técnicas teatrais, as manifestações culturais populares, e as variadas formas de criação. Isso, sob o prisma da pedagogia teatral, através de projetos cooperativos que favoreçam a socialização do corpo discente e a construção de vínculos entre participantes envolvidos no processo, contribuindo para enfrentar o possível sentimento de isolamento que a educação a distância pode propiciar e que causa, muitas vezes, a evasão de cursos desta natureza.

Etapa Não-Presencial: nesta serão criadas “redes de conhecimento” em que as estudantes, os estudantes, as professoras e os professores, as tutoras e os tutores, utilizando-se das tecnologias de informação e comunicação, poderão interagir. Desse modo, o corpo discente poderá desenvolver as competências e habilidades específicas esperadas para o seu futuro como artista-docente-pesquisador/a em Teatro. O curso prevê a utilização de diversos recursos de mídia como vídeos, vídeo aulas, material didático impresso, videoconferências, orientação remota, dentre outras possibilidades promovidas pelas tecnologias de informação e comunicação. Há nesta etapa a necessidade contínua do diálogo entre a professora/professor formador(a), via ebook (virtual ou impresso) elaborado pela professora/professor pesquisador(a), com os tutores e as tutoras, sob a coordenação de AVA-Moodle.

You May Also Like

0 comentários