04 filmes locais para assistir no Dia Nacional do Documentário Brasileiro

by - agosto 07, 2020

07 de agosto foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Documentário Brasileiro

| Imagem do filme 'Em nome das caras CARETAS' | Foto: reprodução |

Talvez o gênero cinematográfico mais fiel à realidade, o documentário retrata as pessoas, acontecimentos e mostra o quanto a sociedade rende boas histórias. Aqui na região do Vale do São Francisco, alguns artistas usaram suas câmeras para contar sobre a nossa Cultura Popular, personagens que circulam pelas ruas das cidades e problemas sociais.

No dia 07 de agosto, o Brasil comemora o Dia Nacional do Documentário Brasileiro. A data faz referência ao aniversário do baiano Olney São Paulo, cineasta de O profeta de Feira de Santana (1970) e Ciganos do Nordeste (1976). Importante ressaltar que Olney São Paulo foi um dos artistas que sofreram com a perseguição da Ditadura Militar brasileira, sendo preso e torturado por conta do filme Manhã Cinzenta (1969).

Convidamos você para uma sessão de Cinema em casa, conferindo uma lista que fizemos com 04 filmes locais:

o nome das caras CARETA

Direção: Chico Egídio



Sinopse:

Visualização do ambiente da manifestação folclórica “Caretas” no interior de Pernambuco e Bahia. Percurso e impressões das andanças das figuras emblemáticas que participam da malhação do Judas.

Meu Nome é Nega Tonha

Direção: André Calixto, Gabriel Marinheiro, Giúllian Rodrigues, Iara Bispo e Márcio Reges


Sinopse:

Na década de 1990, em Juazeiro (BA), surge uma figura emblemática no futebol amador local: Nega Tonha. Registrada como Antônio Carlos Alves dos Santos, desde cedo quebrou barreiras, quando decidiu que jogaria maquiada no meio dos homens. Sua carreira tem uma vitória importante que vai muito além das quatro linhas do campo.

Sob os olhos da Indiferença

Direção: Andressa Silva


Sinopse:

Imersos numa atmosfera cujas transformações acontecem a passos curtos, por vezes, estamos sem voz e sem vez, mas, nossos olhos que enxergam, nem sempre conseguem ver. É sobre essa perspectiva que lança-se a questão: O que fazer para que seus direitos sobre mobilidade urbana não lhe sejam negados? Recorrer. Comunicar. Colaborar. Compartilhar. Este documentário traz essas e outras reflexões sobre o Sistema de Transporte Público em Petrolina-PE.

Raoni da Multidão

Direção: Ana Patrícia Rodrigues


Sinopse:

Com uma caixinha de som, microfone, um figurino estiloso e um repertório único. É assim que, desde 2018, Fátima Raoni ganha as ruas de Juazeiro e Petrolina, levando irreverência e felicidade por onde passa.  Raoni é do povo, dos fãs, da multidão. Se você acha que tem limite de idade para realizar sonhos, ela vai te mostrar que nunca é tarde para ser feliz e fazer o que ama.

You May Also Like

0 comentários