Do livro ao monólogo: “Quebranto' será lançado como livro com apresentação de espetáculo e show musical

by - agosto 23, 2025

 Evento será hoje (23) no Centro de Cultura João Gilberto

| Elder Ferrari em cena de "Quebranto" | Foto: Naiara Soares |

Da produção literária do escritor João Gilberto Guimarães Sobrinho, à parceria firmada com o ator de teatro Elder Ferrari, nasceu o monólogo 'Quebranto'. A obra trouxe ainda a musicalidade do compositor Mariano Carvalho e a plasticidade nos riscos e cores do artista Iehoshua Iahueh.

O lançamento do livro e apresentação do espetáculo 'Quebranto', com show de Mariano Carvalho, será hoje (23), às 20h, no Centro de Cultura João Gilberto. Nas palavras do escritor João Gilberto, "Quebranto reúne minha produção literária entre os anos de 2004 e 2011. Quando escrevi não imaginei que minhas palavras poderiam criar vida em um monólogo tão impactante. Para mim esse é o resultado da junção de vários talentos em prol da poesia, a atuação de Elder Ferrari, a arte de Iehoshua Iahueh e os acordes de Mariano Carvalho em um só espetáculo é uma grande realização da cultura do Vale do São Francisco", ressalta.

'Quebranto' traz à tona abordagem de temas que vão do amor à angústia e à solidão, que tem na apresentação de Elder Ferrari o visceral que prende os olhos, com a simbologia poética de João Gilberto que desperta no público a ebulição de sentimentos que intencionalmente arrebatam reações de corpo e alma. 

E é isso que o público terá a seu alcance, ao assistir ao monólogo, pois Quebranto, para o ator Elder Ferrari, foi um presente divino do poeta João Gilberto, ainda no início dos anos 2000 quando recebeu o livro na casa de cultura Trupizupi do amigo e também ator, produtor e diretor teatral Wellington Monteclaro. "Fiquei anos estudando e foi após muitas cobranças do poeta e ao participar de um edital municipal que conseguimos começar a pensar, montar e fazer todo o processo da construção do espetáculo, bem estudado e bem criado", afirma Elder.

| Foto: divulgação |

Quando relembra o processo de criação do monólogo, Elder Ferrari faz uma viagem em um tempo que começou com a escolha dos poemas e que veio com o sentimento de que seria um espetáculo para falar de amor. "As poesias eram lindíssimas, muito bem trabalhadas e, por isso, eu vi que precisaria de um personagem para que aquela palavra saísse da minha boca, não sendo apenas eu e o meu corpo. Como ator de teatro que sou, mastiguei, pesquisei, exercitei e encontrei uma figura andante que deu origem ao personagem", conta.

Na bagagem, 'Quebranto' traz a participação de sua equipe em diversas feiras literárias realizadas não só na capital e interior baianos como em outros Estados. Isso sem contar no ápice de ter conquistado em 2020, com o Abordagem Teatral, o Prêmio Respirarte da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE).

You May Also Like

0 comentários