A “Desenhança” de Rafael Sisant com livros que fazem dançar ilustrações e poesias

by - agosto 26, 2025

 Artista fala sobre seu mais recente livro, terceiro da sua pesquisa com a junção de dança com desenhos

| Rafael Sisant com o livro "Desenhança" | Foto: divulgação |

Por Adriano Alves

Rafael Sisant é um artista que trabalha nas artes visuais e dança. Nos últimos anos, suas pesquisas misturam as duas linguagens e têm gerado obras diversas. Sua mais recente criação é o “Desenhança”, livro que traz desenhos e poemas para mostrar às crianças a diversão que é dançar.

Esse é o terceiro livro assinado por Rafael Sisant e fecha a trilogia de publicações dessa pesquisa, iniciada em 2014. O artista se inspirou em crianças para as quais deu aulas de arte e trouxe um tema caro em sua trajetória, o recorte racial. Todos os personagens ilustrados são crianças pretas. 

“Esse recorte trás essa representatividade, a importância de valorizar a beleza da pele negra”, afirma Sisant. 

O projeto é uma realização do núcleo de pesquisas artísticas Confraria 27 e conta com incentivo do Governo de Pernambuco através do Edital Funcultura Geral 2022/2023. 

| Rafael Sisant autografa o livro "Desenhança" | Foto: divulgação |

Entrevista com o autor:


Como foi o circuito de lançamento do livro?

As duas experiências foram muito importantes para eu entender a potência do trabalho. Conversar com dois públicos totalmente diferentes, que é o doscente e discente, e sentir esse retorno deles me fez perceber como o mesmo conteúdo chega de forma diferente, além de como eles podem ser trabalhados em sala de aula. Afinal, esse é um trabalho que é artístico, mas também é didático. Foi muito empolgante poder ver os professores curiosos para descobrir o poder do livro.

Para além de ser um livro que fala sobre desenho, dança e literatura, também tem um recorte racial. Como foi trazer esse tema?

Eu trago isso na representatividade, todos os personagens são crianças pretas. Essa ideia de trazer essa imagem da criança preta brincando, que é uma ausência na minha infância de referência nos livros e nas histórias de quadrinho, eu trago. Também tem o estudo de paleta de cores, que é uma das minhas pesquisas também, paletas de cores de pele preta. Cada personagem eu fui buscando tons que ficassem diferente um do outro.

Além do livro lançado, também há uma versão em áudio e para colorir, né?

É uma outra atividade complementar, quase que um outro livro, que também foi disponibilizado para as escolas. Espero que utilizem na sala de aula, da forma que quiserem.



| Foto: divulgação |

You May Also Like

0 comentários