Quando voltaremos ao normal? O que dizem os planos de retomada sobre a Cultura

by - junho 08, 2020

Prefeituras da região e governos estaduais discutem prazos para retomar espaços culturais

| Espaços culturais de Juazeiro-BA não têm datas previstas para reabertura | Foto: Michele Luz/Divulgação |

A pergunta que todos se fazem hora ou outra é "quando vamos poder voltar às nossas atividades normais?". Para o setor Cultural, estamos cientes que essa espera será bem mais longa, pois são eventos que reúnem uma grande quantidade de pessoas e, mesmo quando liberados, ainda devem gerar receio no público. Todavia, alguns governantes já estão divulgando planos de retomada para diversos setores, incluindo os equipamentos culturais.

A prefeitura de Juazeiro-BA informou que bares e restaurantes estarão liberados a partir do dia 29/06, o que deve movimentar os setores da Gastronomia e da Música. Esses estabelecimentos devem funcionar com o máximo de 30% da ocupação de mesas e cadeiras, controlando o distanciamento mínimo. Na cidade baiana, continuam sem previsão de quando vão poder funcionar Teatros, cinemas e demais casas de evento, bem como as aulas presenciais.

O Governo da Bahia ainda não divulgou um plano de retomada das atividades no estado. No último dia 28, foi anunciada uma comissão para alinhar esse plano estadual. A equipe conta com representantes da Secretaria de Administração do Estado e integrantes das federações do Comércio, Indústria e Agricultura. Não foi informado se há profissionais da Cultura para participar dessa comissão.

| Teatros, museus e cinemas de Petrolina podem funcionar em julho | Foto: Larissa Paim/G1 |

Já em Petrolina-PE, a prefeitura já estabelece datas para reabertura dos equipamentos culturais. Bares e restaurantes, começam a retomar as atividades no dia 15/06, gradualmente chegando à capacidade máxima no dia 03/08. Espaços como museus, biblioteca, teatros, cinemas e centros de artesanato, começam a funcionar no dia 01/07 com metade de sua capacidade, e até o final de agosto podem voltar a funcionar normalmente. Os eventos continuam proibidos no município, pelo menos até 31/08. A prefeitura também informou que o plano está diretamente vinculado à evolução do controle da pandemia e pode sofrer alterações em datas ou tetos de ocupação.

No Plano de Convivência com a Covid-19 do Governo do Estado de Pernambuco, citam um possível retorno de restaurantes com metade da capacidade na etapa 03, ainda sem data divulgada. Museus, cinemas e teatros ficaram com 1/3 da capacidade na etapa 02 e novos protocolos devem ser divulgados no nível 01. O que acontece é que não há nenhuma previsão por meio do estado para a Cultura. O que assusta, não é o fato de não abrirem por medidas de segurança, mas de não haver nenhum sinal de apoio aos artistas.

De fato, não podemos afirmar que essas datas previstas podem ser encaradas como prazos para retomar as atividades, visto que o índice de avanço da pandemia só tem aumentado nos últimos dias e a volta do comércio só deve multiplicar o risco de contágio. O que se precisa é de um posicionamento dos governantes sobre medidas de apoio aos artistas nesse período em que suas atividades estão suspensas. A volta das atividades artísticas abertas ao público só devem acontecer quando houver segurança para a saúde dos profissionais envolvidos e de quem consome esses produtos, mas se fazem necessárias políticas públicas que pensem novas possibilidades para o setor, dando assistência para quem sobrevive da Cultura.

You May Also Like

0 comentários