Minha lista de filmes nacionais

by - junho 19, 2020

Adriano Alves indica seus favoritos do cinema nacional

| Filme 'Bacurau' (2019) |

Hoje celebramos o Dia do Cinema Brasileiro, 19 de junho. A data homenageia o primeiro diretor e cinegrafista do país, o ítalo-brasileiro Afonso Segreto. Comemorando, resolvi fazer uma lista de meus filmes nacionais favoritos. São indicações de um espectador nada especialista, seguidas por breves "porquês", que é preciso assistir para entender, e algumas sinalizações de "choro".

Tem filme para todos os gostos ou fases de humor. Duas coisas que eu não consegui foram: fazer uma lista pequena e criar uma ordem. Então, enxuguei aos meus mais queridos e coloquei em ordem de lançamento.

Confira!

O Auto da Compadecida (2000)

"Porque é um clássico, uma obra prima. Não dá para confiar em quem não gosta desse filme!"



Sinopse:
O filme mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Somente a aparição da Nossa Senhora poderá salvar esta dupla.

Disponível em: YouTube Premium.

Lisbela e O Prisioneiro (2003)

"Porque eu amo uma história de amor bem contada e filmes brasileiros que usam elementos de nossa Cultura... tenho uma certa quedinha por comédias românticas"


Sinopse:
A jovem Lisbela adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Leléu é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade da moça. Após se conhecerem eles logo se apaixonam, mas Lisbela está de casamento marcado. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador que está atrás de Leléu, devido a ele ter se envolvido com sua esposa no passado.

Disponível em: Google Play, Apple iTunes e Looke.

Ó Paí, Ó (2007)

"Porque o filme 'é bala' e tudo que eu queria era me pintar pra Timbalada pós pandemia. O elenco é muito bom, damos boas risadas e nos emocionamos, um pouco de tudo que a Bahia tem de melhor" (Chorei com Dona Joana)


Sinopse:
Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana. Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puní-los, cortando o fornecimento de água do prédio.

Disponível em: Globoplay.

O Menino e O Mundo (2013)

"Porque é um forma linda de falar sobre ser humano para crianças e adultos"


Sinopse:
Um menino mora com os pais em uma pequena cidade do campo. Diante da falta de trabalho, um dia, ele vê o pai partindo para a cidade grande. Os dias que se seguem são tristes e de memórias confusas para o garoto. Até que então ele faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

Disponível em: Looke.

Tatuagem (2013)

"Porque eu não me canso de indicar esse filme. Ele tem um roteiro envolvente, boas atuações e, se ainda não se convenceu, tem cu, tem cu, tem cu..."


Sinopse:
Paulete, a estrela de um ousado grupo de teatro, recebe a visita de seu cunhado militar, o jovem Fininha. Surge um tórrido relacionamento entre os dois, e agora o soldado precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

Disponível em: Globosat.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

"Porque o amor está presente nesse filme na sua mais bela forma. Prepare-se para chorar!" (Chorei de amores)


Sinopse:
Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega em seu colégio, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Disponível em: Netflix.

Que Horas Ela Volta (2015)

"Porque é o retrato de muitos brasileiros e dá pistas do que realmente motiva a sociedade que se diz "família de bem". Um filme emocionante em todas suas sutilezas. Dá para pensar na recente morte do filho da doméstica e muitas outras histórias" (Chorei, simplesmente chorei)


Sinopse:
A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa.

Disponível em: Globoplay.

Loucas Pra Casar (2015)

"Porque é bom rir da vida e assistir besteira. Esse roteiro é interessante e a Ingrid Guimarães dá mais um show de comédia, salvando o estilo besteirol no país" (Chorei de rir)


Sinopse: 
Malu, 40 anos, tinha a vida perfeita até se apaixonar por Samuel, o homem ideal. Após três anos de namoro com ele, nada de pedido de casamento. Um dia, ela percebe que estão faltando camisinhas no estoque dele. Desconfiada, Malu contrata um detetive particular e descobre que Samuel tem, não só uma, mas duas amantes. Resta saber quem ele vai levar para o altar: Malu, Lúcia, uma dançarina de boate, ou Maria, uma religiosa fanática.

Disponível em: Globoplay.

Democracia em Vertigem (2019)

"Porque precisamos entender como começou tudo a desmoronar nesse país." (Chorei de raiva)


Sinopse:
A cineasta Petra Costa testemunha a ascensão e queda de um grupo político e a polarização do Brasil.

Disponível em: Netflix.

Bacurau (2019)

"Porque se alguém ainda não assistiu, tem por obrigação fazer logo... Bacurau escancara muito do que somos"


Sinopse:
Os moradores de um pequeno povoado do sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Disponível em: YouTube Premium, Google Play e Telecine Play.

You May Also Like

0 comentários