#VIDEOCAST Na Ponta da Língua… Chef Dias

by - maio 11, 2022

 Chef diz que produtos regionais são  inspiração

| Foto: Fernando Pereira |

Dias é o convidado do nosso quarto episódio do ‘Na Ponta da Língua’. Ele assina o cardápio do restaurante Caatingueiros que tem produtos do bioma da Caatinga como mote principal do menu. “Ele é um cardápio bem regionalizado (...) Todo nosso material ou boa parte dele vem da agricultura familiar”, conta Dias. 

O chef começou a experimentar a cozinha ainda na infância, estudou gastronomia no sul e sudeste e agora utiliza todo esse conhecimento no sertão. Questionado como a região do Vale do Sertão inspira sua cozinha, o chef explica que usa toda a riqueza da cultura regional a seu favor na hora de criar os pratos. “ Eu gosto de todos os produtos do sertão(..) A gente tem um bioma muito rico  no qual a gente consegue trazer pra nosso cardápio”, afirma

A série documental que conta histórias de chef’s da culinária do Sertão do São Francisco é uma produção da Pipa Produções em parceria com o Portal Culturama e a Abajur Soluções. O projeto recebeu incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE), através do Edital de Criação, Fruição e Difusão – Lei Aldir Blanc/PE.



Receita Camarão Sertanejo 


Ingredientes:
Sal 
Colorau
Cominho 
Alho 
Manteiga de garrafa
Cebola branca
Pimentão amarelo e vermelho em tiras finas 
Coentro
Cebolinha 
Carne de sol desfiada
Filé Camarão 
Queijo Coalho
Macaxeira  cozida 

Modo de preparo:
Primeiro, coloque duas frigideiras para aquecer. Em uma das frigideiras acrescente a manteiga, depois a carne de sol desfiada, o alho e deixe refogar por alguns minutos. Enquanto isso, na frigideira ao lado, coloque a manteiga,  junte a macaxeira e deixe ela dourar. Retorne para a frigideira com carne de sol e acrescente o filé de camarão, sal, cominho e pitada de colorau. Misture o camarão com a carne de sol e junte a cebola, os pimentões e deixe refogar por dois minutos.  Para finalizar o prato, acrescente folha de coentro e cebolinha. 

Dadinho de queijo coalho  à milanesa :
Fatie o queijo na espessura de um dedo, passe na farinha de trigo, no ovo e na farinha de panko e depois leve para fritar no óleo. 

Dica para servir:
Em travessa de barro, coloque na sequência:  folhas de alface, o camarão sertanejo, a macaxeira e os dadinhos de queijo coalho e finalize colocando cebolinha. 



You May Also Like

0 comentários