Comunidades dos núcleos irrigados de Petrolina-PE foram movimentados pelo Circuito de Dança da Cia. Balançarte

by - maio 31, 2022

 Projeto com incentivo do Funcultura ofereceu oficinas e espetáculos para estudantes da rede pública de ensino

| Escolas públicas de Petrolina-PE foram palco para Dança | Foto: Eliabe Alves |

Levar a Dança para escolas públicas e, através dela, proporcionar novos aprendizados para jovens das comunidades rurais, esse foi o objetivo do Circuito de Dança Nas Áreas Irrigadas, encerrado hoje (31) em Petrolina-PE. Em quatro etapas, que passaram pelo N9, C3, N10 e N11, o projeto atendeu centenas de crianças entre as ações de oficinas e apresentações artísticas, que eram realizadas utilizando a própria estrutura escolar.

Durante a manhã, uma mostra pedagógica foi realizada na Escola Estadual NM11, onde os alunos apresentaram coreografias criadas durante as experimentações em sala de aula, nas oficinas ministradas pelas bailarinas Fernanda Luz e Ingrid Beatriz. No pátio da escola também se apresentaram o Grupo de Dança Urbana, o Grupo Mandala e a Cia. Balançarte, levando diferentes experiências estéticas para o público da comunidade. “É muito gratificante estar participando desse projeto, poder trazer uma Cultura diferente para eles, trazer a Cultura Hip Hop para perto”, relata o bailarino Jamerson Jackson.

Essa foi a segunda edição do Circuito de Dança realizado pela Cia. Balançarte, que teve um primeiro ano em comunidades periféricas. O coordenador do projeto Marcos Aurélio explica que houve a necessidade de acessar outras áreas da cidade. “Foi sair da nossa zona de conforto, sair da linha urbana e avançar. Achamos tantas ‘bonitezas’ nessas comunidades nas áreas irrigadas da nossa cidade”, relembra.

O projeto foi incentivado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).


You May Also Like

0 comentários