Na Ponta da Língua #2: Cícero Rodrigues
O chef Cícero encerra a segunda temporada da série ‘Na Ponta da Língua’
| Foto: Fernando Pereira | |
Nas paredes, uma decoração que nos transporta para uma casa do interior, simples, intimista e aconchegante. Na cozinha, um fogão de lenha. Esse é o Recanto da Coruja, restaurante do Chef Cícero Rodrigues. Um cearense que carrega a missão de evidenciar a cultura nordestina através da culinária.
A paixão pela culinária nasceu na adolescência a partir da observação. Mas, demorou para seu Cícero colocar a mão na massa no preparo da comida. “Os homens nunca precisou mexer em cozinha, lá em casa, sempre minhas irmãs faziam. Minha mãe nunca deixou a gente nem chegar perto”, conta o Chef. Essa demora em exercitar seu amor à arte de cozinhar é resultado de uma sociedade que considerava a cozinha como um ambiente, quase que exclusivamente, para mulheres.
Ao falar sobre sua trajetória, Cícero expõe como venceu essa barreira e não esconde o encanto que tem por uma culinária afetiva e simples. “Peguei gosto pela gastronomia, pela comida, não aquela sofisticada, mas a comida saborosa, aquela comida do contato mesmo, a de raiz”, declara o chef.
A série documental que conta histórias de chef’s da culinária do Sertão do São Francisco é uma produção da Pipa Produções em parceria com o Portal Culturama e a Abajur Soluções. O projeto recebeu incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE), através do Edital de Criação, Fruição e Difusão – Lei Aldir Blanc/PE.
Receita Galinha Capoeira
Uma galinha capoeira
10 dentes de alho amassados com sal
01 cebola roxa grande
Sal
Colorau
Pimenta do reino
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o alho, a cebola e refogue bem. Adicione a galinha de capoeira e depois acrescente o colorau. Mexa, de vez em quando, para não grudar no fundo da panela, até ela soltar a própria água. Tampe e deixe cozinhar por 2 horas, acrescentando água quando necessário.
Dica: prepare um pirão com o caldo da galinha para acompanhar o prato.
0 comentários