Na Ponta da Língua #2: Cícero Rodrigues

by - maio 17, 2022

 O  chef Cícero encerra a segunda temporada da  série  ‘Na Ponta da Língua’

| Foto: Fernando Pereira |

Nas paredes, uma decoração que nos transporta para uma casa do interior, simples, intimista e aconchegante. Na cozinha, um fogão de lenha. Esse é o Recanto da Coruja, restaurante do Chef Cícero Rodrigues. Um cearense que carrega a missão de evidenciar a cultura nordestina através da culinária.

A paixão pela culinária nasceu na adolescência a partir da observação. Mas, demorou para seu Cícero colocar a mão na massa no preparo da comida. “Os homens nunca precisou mexer em cozinha, lá em casa, sempre minhas irmãs faziam. Minha mãe nunca deixou a gente nem chegar perto”, conta o Chef. Essa demora em exercitar seu amor à arte de cozinhar é resultado de uma sociedade que considerava a cozinha como um ambiente, quase que exclusivamente, para mulheres.

Ao falar sobre sua trajetória, Cícero expõe como venceu essa barreira e não esconde o encanto que tem por uma culinária afetiva e simples. “Peguei gosto pela gastronomia, pela comida, não aquela sofisticada, mas a  comida saborosa, aquela comida do contato mesmo, a de raiz”, declara o chef. 

A série documental que conta histórias de chef’s da culinária do Sertão do São Francisco é uma produção da Pipa Produções em parceria com o Portal Culturama e a Abajur Soluções. O projeto recebeu incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE), através do Edital de Criação, Fruição e Difusão – Lei Aldir Blanc/PE.



Receita Galinha Capoeira 


Uma galinha capoeira 
10 dentes de alho amassados com sal 
01 cebola roxa grande 
Sal 
Colorau 
Pimenta do reino 

Modo de preparo


Em uma panela, coloque o alho, a cebola e refogue bem.  Adicione a galinha de capoeira e depois acrescente o colorau.  Mexa, de vez em quando, para não grudar no fundo da panela, até ela soltar a própria água. Tampe e deixe cozinhar por 2 horas, acrescentando água quando necessário. 

Dica: prepare um pirão com o caldo da galinha para acompanhar o prato. 



You May Also Like

0 comentários