Do Sertão ao Litoral, Coletivo Trippé realiza circulação de espetáculo sobre penitentes

by - maio 04, 2022

 Projeto conta com incentivo do Governo de Pernambuco através do Funcultura

| Foto: Fernando Pereira |

Dançando a fé e devoção dos cordões da penitência, o Coletivo Trippé leva aos palcos o espetáculo No Caminho das Alimentadeiras, obra que circula pelo estado de Pernambuco em 2022. O circuito está programado para encontrar o público de seis cidades, nos territórios do Sertão, Agreste e na Região Metropolitana, oferecendo atividades artísticas de forma gratuita. A primeira apresentação será em Petrolina, nesta quarta-feira (04),  no Teatro Dona Amélia, às 20h.

A tradição religiosa das Alimentadeiras faz parte da cultura sertaneja. Durante a quaresma, período entre a quarta-feira de Cinzas e a sexta-feira da Paixão, um grupo formado na maioria por mulheres se veste com lençóis brancos e percorrem várias igrejas, cruzeiros e cemitérios, rezando pelas almas dos mortos. “Nós usamos essa manifestação cultural como mote para inspiração coreográfica. Criando uma obra que fala de doação, de entrega e como a fé nos move”, explica o bailarino Adriano Alves, que assina a direção com Regiane Nascimento.

| Foto: Fernando Pereira |

O espetáculo estreou em 2013 e retorna aos palcos após um hiato de sete anos. “É como reabrir um ciclo de promessa com a fé, como na penitência que dura sete anos. Esse espetáculo nos deu muitas alegrias, abriu muitos caminhos para o coletivo no começo de nossa jornada, e agora retomamos essa pesquisa em um momento de maturidade artística”, comenta o diretor.

Cada cidade que sedia o projeto, recebe uma apresentação, uma oficina e bate-papo com o elenco, tudo de forma gratuita. Essa realização está sendo possível após aprovação do projeto no Edital Funcultura Geral 2018, contando assim com o incentivo da Secretaria de Cultura, do Governo de Pernambuco, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

TRIPPÉ - O Coletivo Trippé atua há mais de 11 anos na cena do Sertão do São Francisco, realizando diversas atividades entre a linguagem da Dança e seu encontro com outras linguagens. Suas obras já circularam por várias regiões do Brasil e foram premiadas em festivais e editais. Outras novidades serão divulgadas em breve nas redes sociais: Facebook.com/coletivotrippe e Instagram.com/trippecoletivo.

Serviço:


Espetáculo ‘No Caminho das Alimentadeiras’
Dia 04 de maio de 2022.
Local: Teatro Dona Amélia, Av. Fernando Góes, s/n, Centro, Petrolina.
Horário: 20h.
Classificação Livre.
Acesso gratuito.





You May Also Like

0 comentários