Do Sertão ao Litoral, Coletivo Trippé realiza circulação de espetáculo sobre penitentes

by - maio 04, 2022

 Projeto conta com incentivo do Governo de Pernambuco através do Funcultura

| Foto: Fernando Pereira |

Dançando a fé e devoção dos cordões da penitência, o Coletivo Trippé leva aos palcos o espetáculo No Caminho das Alimentadeiras, obra que circula pelo estado de Pernambuco em 2022. O circuito está programado para encontrar o público de seis cidades, nos territórios do Sertão, Agreste e na Região Metropolitana, oferecendo atividades artísticas de forma gratuita. A primeira apresentação será em Petrolina, nesta quarta-feira (04),  no Teatro Dona Amélia, às 20h.

A tradição religiosa das Alimentadeiras faz parte da cultura sertaneja. Durante a quaresma, período entre a quarta-feira de Cinzas e a sexta-feira da Paixão, um grupo formado na maioria por mulheres se veste com lençóis brancos e percorrem várias igrejas, cruzeiros e cemitérios, rezando pelas almas dos mortos. “Nós usamos essa manifestação cultural como mote para inspiração coreográfica. Criando uma obra que fala de doação, de entrega e como a fé nos move”, explica o bailarino Adriano Alves, que assina a direção com Regiane Nascimento.

| Foto: Fernando Pereira |

O espetáculo estreou em 2013 e retorna aos palcos após um hiato de sete anos. “É como reabrir um ciclo de promessa com a fé, como na penitência que dura sete anos. Esse espetáculo nos deu muitas alegrias, abriu muitos caminhos para o coletivo no começo de nossa jornada, e agora retomamos essa pesquisa em um momento de maturidade artística”, comenta o diretor.

Cada cidade que sedia o projeto, recebe uma apresentação, uma oficina e bate-papo com o elenco, tudo de forma gratuita. Essa realização está sendo possível após aprovação do projeto no Edital Funcultura Geral 2018, contando assim com o incentivo da Secretaria de Cultura, do Governo de Pernambuco, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

TRIPPÉ - O Coletivo Trippé atua há mais de 11 anos na cena do Sertão do São Francisco, realizando diversas atividades entre a linguagem da Dança e seu encontro com outras linguagens. Suas obras já circularam por várias regiões do Brasil e foram premiadas em festivais e editais. Outras novidades serão divulgadas em breve nas redes sociais: Facebook.com/coletivotrippe e Instagram.com/trippecoletivo.

Serviço:


Espetáculo ‘No Caminho das Alimentadeiras’
Dia 04 de maio de 2022.
Local: Teatro Dona Amélia, Av. Fernando Góes, s/n, Centro, Petrolina.
Horário: 20h.
Classificação Livre.
Acesso gratuito.





You May Also Like

1 comentários

  1. When you’re importing and sending paperwork to confirm your id, you need to positive that|be certain that|ensure that} no unauthorized third-party has access to them. Site 벳 365 security, therefore, doesn’t only embrace the web site} itself but additionally what the on line casino does on the backend. You’ll normally discover details about this in their terms and situations and their privateness policy. If in doubt, contact their assist and ask for more detailed data.

    ResponderExcluir