Julho das Pretas: veja registro inédito de Nicinha do Samba e conheça artistas negras

by - julho 06, 2022

 Acompanhe a nova websérie “Isso é Arte de Mulher Negra!” com 08 episódios pela Editora Lendo Mulheres Negras

| Foto: reprodução |

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, o projeto e editora baiana Lendo Mulheres Negras lança a sua primeira websérie “Isso é Arte de Mulher Negra!”. O projeto audiovisual traz oito episódios com mulheres de Salvador e também do Recôncavo baiano, apresentando artistas e criadoras negras, a partir de experiências e relatos pessoais, que discutem representatividade, pertencimento, empreendedorismo e ancestralidade.

Para Adriele Regine, cofundadora do LMN, o nome da websérie é uma ressignificação do termo pejorativo ‘Isso é arte de preto’. “esta foi a forma que encontramos de não só repensar nossos corpos e nossas produções, mas de inverter uma lógica que sempre colou o saber de mulheres negras a margem. Desta forma, ampliamos o verbo ler para outras áreas e profissões assim como demos destaque para a vida dessas mulheres, sim, Isso é arte de mulher negra!”, afirma Adriele Regine.

Um dos destaques é o primeiro episódio, que traz um dos últimos registros inéditos de Nicinha do Samba, que faleceu em fevereiro deste ano. As gravações foram feitas em setembro do ano passado, em sua residência, em Santo Amaro, no recôncavo baiano. No vídeo, Nicinha traz um depoimento forte e marcante sobre a sua trajetória e conselhos para as próximas gerações.

Além de Nicinha do Samba, outras figuras femininas participam do projeto. São elas: a estilista Carol Barreto, a professora Maria Rita, a fotógrafa Gabriela Palha, a jornalista Rubian Melo, a cineasta Laís Lima, a empreendedora Ana Paula Menezes e a orientadora espiritual e Yamorô do Yle Asé Oju Oniré Manuela Pereira. “A gente buscou trazer quem estava atuando na moda, na música, na comunicação, na fotografia e que tivesse uma relação com Salvador e também com o Recôncavo.  Sempre vai ser importante pra mim fazer esse recorte, justamente porque a gente sempre está com o olho orientado para que a capital faz. Então, é importante trazer também as histórias de mulheres do nosso Recôncavo”, explica Evelyn Sacramento, roteirista e diretora da websérie e cofundadora do LMN.

A websérie “Isso é Arte de Mulher Negra!” é o desdobramento de uma ação desenvolvida nas redes sociais do Projeto e Editora Lendo Mulheres Negras desde 2018, quando iniciou a divulgação de mulheres negras atuantes em diversas áreas com o intuito de ampliar o verbo ler. No total de três edições, contando com esse projeto audiovisual, o IAMN! já homenageou mais de 90 mulheres, trazendo suas histórias e vivências.

Os episódios do projeto audiovisual serão publicados duas vezes na semana, sempre às terças e quintas, nas redes sociais do projeto e editora Lendo Mulheres Negras: Instagram, Facebook e Youtube. A websérie “Isso é Arte de Mulher Negra!” tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Assista o primeiro episódio:



Serviço:


Websérie Isso é Arte de Mulher Negra!
Quando: todas as terças e quintas de julho, às 20h

[T] Ascom / Natália Carneiro


You May Also Like

0 comentários