Websérie da Cia Biruta de Teatro conta histórias ribeirinhas para as crianças

by - fevereiro 25, 2021

 Os dois primeiros episódios já estão disponíveis no Youtube

| Atrizes contam sobre o Nego D'Água no segundo episódio | Foto: Abajur Soluções |

A Cia Biruta de Teatro publicou em seu canal no Youtube, os primeiros episódios da websérie “Contando o Rio Opará - histórias para navegar”. Produzida pela Biruta para o público infantil, a série leva para as telas, sempre aos domingos e quintas-feiras, algumas das histórias que permeiam o imaginário de comunidades ribeirinhas do Sertão do São Francisco. 

Com incentivo da Lei Aldir Blanc, através do Edital de Criação, Fruição e Difusão (LAB PE), da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, o projeto visa, além de proporcionar a apreciação artística, valorizar e aproximar as crianças das histórias do seu lugar. “Em cinco episódios, com duração de 3 a 5 minutos, nós vamos contar lendas como as do Nego D’água, da Serpente da Ilha do Fogo e outras histórias que trazem a nossa ancestralidade indígena e quilombola. Uma maneira de contribuir com a valorização de saberes e resistências do nosso povo”, revela a atriz Cristiane Crispim, que, junto com Antônio Veronaldo, fundou a Cia Biruta e assina os textos da websérie.  

| Antonio Veronaldo assina a direção do projeto | Foto: Abajur Soluções |

Todas as histórias que serão contadas pelos atores da Cia e do Núcleo Biruta de Teatro, espaço de formação de atores e experimentação cênica mantido pelo grupo na periferia de Petrolina, foram escritas a partir de lendas e histórias regionais. “Desde 2013, quando iniciamos a nossa pesquisa sobre a identidade do ator e da atriz sertanejo e ribeirinho, e visitamos uma série de comunidades do Sertão do São Francisco, começamos a pensar em uma maneira de contar essas histórias tão presentes no imaginário construído pelos pescadores, navegantes e moradores da beira do rio. Histórias que fizeram a região se tornar um lugar mágico”, conta Veronaldo que também dirige e atua na websérie. 

Essa magia aparece logo no primeiro episódio, com a “Lenda de Irati”, que narra a origem do Rio Opará, ou o Rio São Francisco. A história revela a saga da bela e corajosa índia Irati e da sua busca por seus guerreiros. Já o segundo episódio é intitulado de “Os mistérios do Nego D’água” e traz o mito de um personagem travesso que tem um reinado no fundo do Rio São Francisco, mas sempre aparece aos pescadores e lavadeiras ribeirinhos. 

[T] Eneida Trindade


You May Also Like

0 comentários