A arte como grito de uma comunidade, Festival Fervo promete esquentar a noite de sexta (26) com artistas LGBTQIA+

by - fevereiro 25, 2021

 Diversidade é tema do festival transmitido online

| OThierri é uma das atrações do festival | Foto: Rubens Henrique |

Um encontro para a comunidade discutir questões de gênero e identidade através da arte. Sexta-feira (26) é dia de ferveção para celebrar a diversidade na primeira edição do Festival Fervo, o evento será virtual, com início às 21h, pela plataforma Twitch e pelo canal do Portal Culturama no YouTube. O projeto busca promover a visibilidade de artistas LGBTQIA+ residentes na região do Sertão do São Francisco, trazendo apresentações musicais, performances de DJ's e videoartes.

Na programação, presenças como Alan Cleber com o show "Porque Eu Sou É Homem” e Lucas Tavlos com o trabalho autoral “Sonhos Lúcidos Em Água Doce”, contando também com as performances de dois DJ’s: Serena Poupée e Thierri Oliveira, e ainda a apresentação de cinco videoartes. Acompanhe toda programação pelo Instragram @fervofestival.

"Participar do Fervo Festival é de muita importância para mim enquanto artista, por ser um festival de cultura LGBTQIA+ acontecendo no meio do sertão ‘pernambaiano’, onde as existências que fogem das cisheteronormatividade sofrem constante violência e silenciamento”, declara Lucas Tavlos, um dos artistas selecionados para se apresentar no Fervo. É justamente a necessidade de visibilizar essas vozes e corpos que empolga Adriano Alves, curador e um dos idealizadores do projeto. “E uma primeira edição de um festival que traz temas muito importantes e que precisam estar nos palcos, é nossa comunidade LGBTQIA+ cantando e atuando suas histórias”, descreve Adriano.

| Tássio Tavares e Adriano Alves apresentam o Festival Fervo 2020 | Foto: Rubens Henrique |


O momento de pandemia tem obrigado a maior parte dos/das artistas manterem-se em casa e projetos como este tem potencializado as diversas expressões da arte e possibilitado alguma renda. Adriano destaca ainda “o quão especial foi o entendimento do Centro de Culturas Populares e Identitárias da Bahia em reservar recursos da Lei Aldir Blanc para projetos voltados para a comunidade LGBTQIA+”. Lucas reforça: “poder estar em cena e ocupar espaço enquanto pessoa trans não binária nesse festival me impulsiona a seguir lutando por visibilidade junte com todas as artistas independentes da nossa região e além”.

O Festival Fervo tem apoio financeiro do Governo do estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


| Projeto foi aprovado no Edital Emilia Biancard 2020 |


Programação:

26/02 - A partir das 21h

Videoperformande: Sirena - DJ Ito
Pocket show: Sonhos Lúcidos Em Água Doce - Lucas Tavlos
Videoperformance: Santa Ceia da Sociedade - Luiza Brunah
Videoperformance: E Se Você Fosse? - Cleybson Lima
Performance: DJ Serena Poupée
Videoperformance: Primavera na Pele - Mirielle Cajuhy
Pocket show: Porque Eu Sou É Homem - Alan Cleber
Videoperformance: The Legend Of Warrior Saphira - Saphira Hills
Performance: DJ OThierri

Texto: Agência Chocalho
Foto: Rubens Henrique 



You May Also Like

0 comentários