Univasf abre inscrições para curso online Panorama do Teatro Ocidental

by - novembro 10, 2020

 Aulas acontecem entre novembro e dezembro

| Teatro de Herodion (Atenas, Grécia) | Foto: Anastasia Fragkou / Shutterstock.com |

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está promovendo uma oportunidade para os amantes de teatro e interessados em obter conhecimentos sobre esta arte. O projeto de extensão Narrativas e Visualidades, vinculado ao Colegiado de Artes Visuais, através da revista Dramaturgia em Foco, vai ofertar o curso online Panorama do Teatro Ocidental, a ser realizado entre os dias 18 de novembro e 16 de dezembro. O objetivo do curso é oferecer uma apresentação de momentos-chave da história do teatro, contextualizando época, temas e principais formatos de cada um desses momentos. As inscrições são gratuitas e estão abertas.

Serão promovidas cinco aulas, realizadas todas as quartas-feiras, das 18h às 20h, via Google Meet. As inscrições são feitas através de formulário online, onde os interessados devem informar dados pessoais e inserir um pequeno texto destacando as razões pelas quais desejam realizar o curso. Estão disponíveis 50 vagas e, caso haja um número de inscritos maior que o número de vagas, os candidatos serão escolhidos por meio de avaliação do texto encaminhado no ato de inscrição. A lista de aprovados será divulgada no perfil da revista Dramaturgia em Foco no Instagram. Os participantes poderão obter certificado com carga horária de 20 horas.

Em cada aula do Panorama do Teatro Ocidental, os alunos irão estudar um texto, que será base para a exemplificação dos conceitos abordados. Fazem parte deste panorama os seguintes temas e autores: teatro Grego, quando serão analisadas as obras de Sófocles; o teatro Elisabetano, com leituras de William Shakespeare; o teatro do Moderno do Século XIX, com Henrik Ibsen e o teatro Moderno do Século XX, com Tennessee Williams, além de teatro Épico, com leituras de Bertolt Brecht, finalizando o curso. As aulas serão ministradas por integrantes do projeto de extensão Narrativas e Visualidades, sob orientação do professor do Colegiado de Artes Visuais e coordenador do projeto Fulvio Flores.

A revista Dramaturgia em Foco está em atividade desde o ano de 2017 e já realizou a publicação de 8 edições, com periodicidade semestral. O periódico faz parte das ações promovidas pelo Narrativas e Visualidades e visa divulgar estudos sobre dramaturgia e teatro. Além desta atividade de divulgação científica, o projeto, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf, tem o objetivo de promover diversos cursos para a comunidade. De acordo com Fulvio Flores, a importância da realização do curso a ser ofertado a partir deste mês de novembro está em, através da apresentação de uma visão panorâmica, poder promover uma primeira aproximação entre pessoas interessadas e o tema do teatro, além de ser uma maneira de dar continuidade aos trabalhos da Universidade durante a pandemia.

Texto: Ascom Univasf / Layla Shasta



You May Also Like

0 comentários