Festival Edésio Santos da Canção divulga músicas selecionadas

by - novembro 17, 2020

 Programação será realizada de 10 a 12 de dezembro

| Mirielle Cajuhy é uma das artistas selecionadas |

As 24 canções que irão concorrer durante a 24° edição do Festival Edésio Santos foram selecionadas no último sábado (14) e nove canções são de compositores de Juazeiro. O FESC é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e será realizado de 10 a 12 de dezembro, sendo transmitido para o público através de plataforma virtual.

O Festival Edésio Santos de 2020 teve 85 músicas inscritas. O gestor da SECULTE, Alan Cleber Vieira, disse que ficou feliz com a qualidade musical. “Tivemos poucas inscrições, mas atribuímos isso ao momento de pandemia que o país está vivendo. Gostei muito da diversidade, da criatividade e qualidade musical das canções. Colocamos pessoas da comunidade civil na triagem, professores de Literatura, Língua Portuguesa, professor com Licenciatura e Doutorado em Música e o resultado foi uma escolha com responsabilidade e credibilidade. Eles tiveram muita dificuldade, mas também muita precisão”, avalia Alan Cléber.

Os critérios utilizados para avaliação foram: letra, harmonia, arranjo, melodia e ritmo. De acordo com o professor de Música do IF Sertão, Renato Augusto Lima, todas as composições eram de alto nível. “Elas expressam um sentimento verdadeiro dos artistas, cada um com sua linguagem e estilo. Já assisti e participei como compositor também e acredito que o festival é um grande incentivo para os compositores  e artistas de todo Brasil. Àqueles que não foram selecionados, eu digo que não desistam, pois o fato da música não ter passado não quer dizer que a música não tenha qualidade, é importante manter o foco e continuar fazendo o que acredita”, afirma.

Quem também participou da triagem foi a professora e escritora Martha Verônica Cavalcante. “Já assisti a várias edições do FESC e acho um evento de grande relevância para a região. Uma iniciativa que deve manter o nível de organização e que deve permanecer, para oportunizar os artistas, especialmente os de Juazeiro, que o sedia. Quem não foi selecionado deve aprimorar seus conhecimentos de música, observar o nível e o estilo do Festival. Agradeço ao convite para participar da triagem, foi uma experiência muito interessante. Também me coloco à disposição para contribuir com o que for preciso para a cultura da nossa região”, disse.

Confira as canções selecionadas:

Canto em Pranto - Joyce Silva Guirra dos Santos
Eu mais menos eu - Fatel
O Tempo do Amor - Eugênio Cavalcante da Cruz Araújo
Dominguinhos já chegou – Júnior Vieira e Noel Tavares
Defendendo a tradição – Carlos de Melo e
Flor de Lótus - Dayanne Silva Ferreira de Menezes
Coisa de Preto - Marcelo Cantalino Amaral
Onde tudo começa - Keréto
Amores Sós - Jonathas Gonçalves Cardoso
Se por acaso ela tiver - Letra e Melodia: Ionally Maria da Silva - Nome artístico: Nally Maria -Coautor - Melodia: Ivan Greg.
We Will Survive - Allan Carlos Mendes de Oliveira
Se Urú Obaí (Da minha boca sai fogo) - Geandisson Ramos Andrade
Mundo afora – Nelson Luiz Leal Gusmão
Dilema Noel - Ferrari Normanha
Rara Luz - Daniel Gomes Dos Santos
Cainã - Miraniel Aguiar .S. Gomes
Espelho - Jaidete Martins Varjão
Arame Farpado - Gutemberg Vieira / Sérgio Silva
Travessia - Janderson Pereira da Silva (Nome artístico: KILLAUEA)
Lugar - Mirielle Cajuhyicota
Um Tico - Carlos Vanderlei Pinto
Maricota- Bruno Kohl
Sol. Lua. Estrela - Pedro Cadidé / Alex Kallidis
Desaguar a dor - Paulo Soares
Voe! - Elder Ferrari e Victor Aureli

Por Ramáiana Leal/SECULTE






You May Also Like

0 comentários