Capacitação online para várias linguagens artísticas são oferecidas pelo Sesc PE

by - julho 29, 2020

Estão disponíveis mais de 170 vagas para formações em Audiovisual, Artes Cênicas, Artes Visuais e Literatura

| O Poste Soluções Luminosas ministra oficina de Teatro Antropológico | Foto: arquivo do grupo |

A maior disponibilidade de tempo em casa pode ser aproveitada pelos artistas para se capacitar em suas áreas ou experimentar novas linguagens. O Sesc PE está oferecendo formações online para Audiovisual, Artes Cênicas, Artes Visuais e Literatura. Ao todo são 170 vagas, distribuídas entre 10 oficinas e cursos. 

Como as aulas, as inscrições também são feitas online, no site da instituição. O valor para cada uma delas é de R$ 30 para o público geral e R$ 15 para comerciários e dependentes, professores e pessoas com mais de 60 anos. No site, também é possível saber mais sobre a programação do #CulturaEmRedeSescPE que oferece diversas atividades online selecionadas pela chamada pública que o Sesc realizou.

Detalhes sobre as oficinas:

Artes cênicas

“Um mergulho no Teatro Antropológico”, de 13/08 a 28/08

Conteúdo: ministrada pelo O Poste Soluções Luminosas, tem como objetivo inserir o participante no universo teatral, utilizando sua presença física e mental em estado de representação artística, buscando desenvolver técnicas e vivências para os atores/intérpretes dentro de uma dimensão transcultural, que é a relação de transformações ocorridas na junção de duas ou mais culturas distintas. A atividade oferece uma possibilidade de crescimento e conhecimento corporal, vocal, cultural e social e vai abordar o método de improvisação e interpretação onde o teatro físico e antropológico guiarão as ações nas aulas. São 15 vagas.

“Meu Pequeno Mundo”, de 24 a 29 de agosto

Conteúdo: ministrada pelo ator, contador e produtor Joesile Cordeiro, tem como objetivo fomentar, difundir e multiplicar o Teatro Lambe-Lambe para mostrar uma forma alternativa de fazer teatro principalmente em tempos de isolamento social, de forma simples e econômica. São 15 vagas.

“Oficina de Crítica Teatral”, de 18/08 a 03/09

Conteúdo: realizada pela pesquisadora e crítica cultural Lorenna Rocha e pelo professor e doutor em Arte Cênica Rodrigo Dourado, objetiva historicizar a atividade da produção crítica em Pernambuco e no Brasil, debater sobre crítica e artes cênicas na contemporaneidade, abarcando também as obras desenvolvidas no período pandêmico e as especulações do campo artístico para um mundo pós-pandemia. A atividade busca estimular a produção de textos críticos por meio de atividades guiadas pelos docentes, como forma de ampliação dos olhares para/sobre a cena teatral contemporânea. São 20 vagas.

Artes Visuais

“Oficina de VJ/Imagens em improviso”, com Gabriel Furtado, dia 03/08

Conteúdo: a atividade se propõe a oferecer uma apresentação às ferramentas e processos utilizados na criação artística estruturada a partir da manipulação de imagens em tempo real.

“A arte urbana brasileira como registro de memória”, com Geórgia Ramine, dia 10/08

Conteúdo: a arte urbana pode assumir um papel expressivo na conjuntura social, como objeto informativo, capaz de interferir na produção de conhecimento dos indivíduos e na construção de memória social. 

“Lab.Foto: Produção e Gestão de Projetos Culturais em Fotografia Contemporânea”, com Rennan Peixe, dia 17/08

Conteúdo: formação para agentes culturais na gestão e planejamento de projetos culturais em Artes Visuais, com recorte em fotografia, potencializando a cadeia produtiva de Pernambuco e a difusão do conhecimento de forma virtual. 

Literatura

“Poesia sonora”, de 10 a 14/08, com David Birigui 

Conteúdo: objetiva a produção e gravação de textos poéticos com a inserção de elementos musicais e sonoros utilizando telefones celulares para captação de áudio e softwares livres para mixagem. A formação se divide em produção poética, Captação de Áudio e Mixagem e a criação de um álbum de poemas sonoros que será disponibilizado na internet com a obra de cada participante. São 30 vagas.

“Oficina de Cordel, Embolada, Glosa e Rap”, de 24 a 28/08, com Clécio Rimas

Conteúdo: A ideia é possibilitar o conhecimento e a elaboração de estrofes nos diversos tipos de métrica  e rima (quadras, sextilhas, septilhas, oitavas e décimas), técnicas para criação de glosas, declamação e elaboração de poemas individuais e coletivos, assim como interpretação poética, conhecimento, relações, elaboração e aprimoramento de letras de rap. São 30 vagas.

You May Also Like

0 comentários