Documentário Arte de [R]existir com artistas locais será disponibilizado na internet

by - abril 24, 2020

Filme reúne vários artistas do Vale do São Francisco para falar de Políticas Públicas para Cultura

Atriz Juliene Moura da Cia. Biruta em depoimento para o documentário
Produzido pelos integrantes do Núcleo de Audiovisual do Sesc Petrolina, o documentário 'Arte de [R]existir' dá voz aos artistas do Vale do São Francisco, profissionais da Cultura que vivem em uma região escassa de políticas públicas para sua área. Esse curta-metragem será lançado hoje (24), no canal do Youtube do Sesc Pernambuco, às 19h.

O filme foi gravado no ano passado, mesmo ano de criação desse coletivo audiovisual, figurando como seu primeiro projeto. "Este documentário é dedicado a todas e todos artistas que bravamente fazem do seu ofício um modo de existir em suas diversidades e resistir às injustiças sociais históricas", afirma o Núcleo.

Equipe do núcleo gravou com a Cia. Biruta no CEU das Águas
Entre depoimentos e imagens dos processos criativos, é possível conhecer um pouco sobre a cena local e também ver surgir um debate sobre o descaso do poder público para um cenário tão potente em relação às artes. Participam a Cia. Biruta de Teatro, o Coletivo Abdias de Teatro, o Coletivo InComum de Dança, o Coletivo Trippé, a Confraria 27, a Qualquer Um dos 2 Cia. de Dança e a Trup Errante.

Com direção e roteiro assinados pelo núcleo de mais de 18 pessoas, a obra lançada em novembro, em uma sessão no Teatro Dona Amélia, fica agora disponível online para acesso gratuito. No Canal do Sesc PE também é possível encontrar outras obras artísticas, inclusive o espetáculo local 'Aterrágua', mais recente criação da Cia. de Dança do Sesc Petrolina, que estreou pouco antes dos decretos de distanciamento social.

You May Also Like

0 comentários