#FicaEmCasa Um passeio à Galeria de Artes Ana das Carrancas sem sair de casa

by - abril 19, 2020

Exposição do Salão Unico de 2018 tem recursos para navegação online


Já imaginou visitar uma exposição de arte sem sair de casa? Em tempos de coronavírus, quando temos que ficar em distanciamento social para evitar que esse novo vírus se propague ainda mais, os passeios virtuais em galerias é uma boa opção de programação cultural. Em Petrolina, a Galeria de Artes Ana das Carrancas está contando com esse recurso para a exposição do X Salão Universitário de Arte Contemporânea do Sesc, o Unico.

Para acessar o ambiente e observar as obras disponíveis é só acessar esse link. A navegação é bem simples, você vai clicando nas setas e fazendo um giro pelo espaço. Literalmente um giro, já que é um recurso de imagens em 360º. Confesso que eu me atrapalhei um pouco até conseguir o traquejo dos comandos, mas não é um bicho de sete cabeças. Dica: achei mais fácil usando o teclado e não o mouse.

A exposição que está disponível virtualmente é a décima edição do salão, que ocorreu em 2018, e teve como tema “Fabulações para um mundo em catástrofe”. É possível, além de "andar" pela galeria, ver detalhes das obras em destaque, assistir vídeos e ver os textos de descrição de forma ampliada na tela. São exibidas dez obras de estudantes de graduação de instituições públicas e privadas do estado de Pernambuco.


Há uma representação do Vale do São Francisco entre os selecionados daquela edição, o Coletivo Baronesas das artistas Laís Bione e Yane Andrade. Elas participaram com a obra Baronesa, uma videoperformance que critica o descaso dos governantes em relação ao Rio São Francisco. Elas trazem para a tela a presença marcante das baronesas nas margens do rio em uma potente imagem protagonizada por Bione. Para ver o vídeo na navegação virtual é preciso encontrar os links nas TV's que ficam na parede. 


A foto-instalação "TransVive" de Thiago Britto chamou minha atenção logo de cara, a visualidade daquelas fotografias de pessoas trans sobrepostas em matérias jornalísticas me afetaram. Outra que preciso citar é a obra "Vomita que passa!" da Ana Flávia Mendonça, muito instigante. A escultura em cerâmica traz uma mulher mulher vomitando sapos. Na descrição a artista diz que "vomita-se o que não é possível digerir.(...) Fica a chamada para que outras mulheres também coloquem o dedo na garganta".


O tour virtual no salão universitário faz parte da campanha #Sescemcasa, que disponibiliza diversos materiais para tornar esse período de isolamento mais leve. Entre eles, estão vários vídeos no canal do youtube da instituição que traz um recorte da produção musical na atualidade, como a Mostra de Música Dona Amélia, o Sonora Brasil e muito mais. Também é possível acompanhar uma série de vídeos sobre os espetáculos que circularam no projeto Palco Giratório 2019 neste link.

You May Also Like

0 comentários