A Semana Santa passou sem os tradicionais espetáculos da Paixão de Cristo

by - abril 18, 2020

Foto do espetáculo 'A Crussificação' do Guterima em 2014 | Arquivo pessoal
Com forte tradição em todo o país e principalmente no Nordeste, anualmente grupos religiosos reúnem-se para realizar espetáculos sacros durante a Semana Santa, contando a história de vida e morte de Jesus Cristo. Esse período final de quaresma coincidiu com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade do distanciamento social, sem possibilidade de ensaiar e muito menos de apresentar para grandes públicos, os projetos foram cancelados.


O Guterima, Grupo de Teatro Imaginativo, é responsável por realizar o mais tradicional espetáculo sacro do Sertão pernambuco, chamado ‘A Crucificação’. Esse ano fariam a 42ª temporada em uma encenação que contaria com mais de 120 pessoas durante o mês de abril. Em conversa por telefone, o diretor José Geraldo disse que irão esperar o período de isolamento social passar para definirem se farão o espetáculo no segundo semestre, mesmo fora da época tradicional. Além de suas apresentações na Concha Acústica de Petrolina-PE, o grupo também estava na equipe da Paixão de Cristo de Caboclo em Afrânio-PE, que seria uma versão contextualizada com o Sertão.

Nos bairros da cidade, os grupos também tiveram que parar as atividades. A Companhia de Teatro Imaginart, do Bairro José e Maria, estava se preparando desde janeiro para seu espetáculo intitulado 'Jesus de Nazaré, Uma História de Amor'. Em nota nas redes sociais, o diretor Wellington Amorim informou que o espetáculo que aconteceria entre os dias 04 e 10 de abril foi adiado para o segundo semestre do ano, ainda sem datas definidas. 


Os dois grupos de Petrolina estavam entre os aprovados no Edital XII Pernambuco de Todas as Paixões. Em nota oficial publicada em seu site no dia 17/03, a Fundarpe informou que o Ciclo das Paixões 2020 ainda será realizado neste mesmo ano, mas no mês de setembro. Estão previstas apresentações nas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Camaragibe, Goiana, Caruaru, Limoeiro, Serra Talhada, Águas Belas, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Araripina.

You May Also Like

0 comentários