Projeto Curta na Comunidade inicia realização de Mostras em distritos de Juazeiro

by - setembro 22, 2022

Com recurso do Fundo de Cultura da Bahia, projeto estimula a produção audiovisual no Sertão do São Francisco

| Curta 'A Primeira Dança' será um dos exibidos | Foto: Fernando Pereira |

O campo era visto como aquele lugar onde a informação sempre chegava por último, não é mesmo? E ainda há verdade nisso, porém, muitas iniciativas têm ajudado a mudar essa realidade, contribuindo com o acesso à informação e também estimulando as pessoas a produzirem os próprios conteúdos.

Exemplo disso é o que a população de quatro distritos de Juazeiro poderá constatar neste final de setembro. No próximo dia 22, a comunidade de Jatobá, em Maniçoba, será a primeira a sediar a Mostra de vídeos do Projeto “Curta na Comunidade”, que realizou oficinas de produção audiovisual na Escola Municipal Quinze de Julho, envolvendo adolescentes e jovens do Ensino Fundamental.

Ao final de 12h de oficina, a turma produziu um vídeo, o qual será exibido durante a Mostra, junto com diversos outros vídeos escolhidos a partir de seleção também realizada pelo projeto. A Mostra terá início às 19h e toda a comunidade é convidada a contemplar a sequência de vídeos, apreciar exposição de fotografias e ainda saborear uma pipoca caseira que não pode faltar em qualquer sessão de cinema, ainda que seja cinema popular ao ar livre.

Para Adriano Alves, mediador cultural, a intenção de levar esse projeto para os distritos foi potencializar a arte, uma vez que esta “ganha seu real sentido quando se encontra com o público”. Além de Maniçoba, o ‘Curta na comunidade’ está sendo desenvolvido também no distrito de Junco - Salitre, Juremal e Massaroca. As próximas Mostras acontecerão seguindo a seguinte ordem: Dia 23 - Junco (sede); Dia 29 - Juremal (sede); Dia 30 - Massaroca (comunidade de Lagoinha), sempre com início às 19h.

O projeto ‘Curta na Comunidade’ foi aprovado no Edital Setorial de Audiovisual 2019 do Fundo de Cultura da Bahia e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia.  O circuito é realizado pela Pipa Produções e conta com apoio institucional da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro. 

Fomento à produção local

Além dos vídeos produzidos em cada distrito durante as oficinas, o público irá assistir 10 outras produções selecionadas e premiadas pelo Projeto, as quais foram produzidos por pessoas e/ou coletivos do Sertão do São Francisco. “Os vídeos que compõem a mostra são todos de artistas aqui da nossa região, produzidos em terras ribeirinhas e trazem muito de nossa identidade, com rostos e pensadores locais. A curadoria foi feita por Chico Egídio, que há muitos anos se dedica ao cinema aqui no Sertão, com escolhas entre os inscritos na convocatória que lançamos meses atrás. Quem for assistir as Mostras, poderá acompanhar como o audiovisual da nossa região é de qualidade”, explica Adriano.

A seleção dos vídeos, as oficinas e as mostras são partes de uma iniciativa fundamental para garantia do direito à comunicação, especialmente a partir do estímulo à produção e difusão de conteúdos e fortalecimento da produção independente. “A partir do apoio financeiro que conseguimos captar no Fundo de Cultura da Bahia, foi possível que nosso circuito chegue de forma gratuita para a população, principalmente nas comunidades que geralmente acabam sem receber tais ações”, destacou um dos integrantes do Curta na Comunidade.

[T] Agência Chocalho


You May Also Like

0 comentários