‘Curta na Comunidade’ inicia atividades nas comunidades rurais de Juazeiro-BA

by - setembro 06, 2022

 Projeto de Cinema foi aprovado no Edital Setorial de Audiovisual 2019 do Fundo de Cultura da Bahia

| Jovens das comunidades experimentam gravar filmes | Foto: Agência Chocalho |

Neste mês, quatro comunidades rurais de Juazeiro -BA recebem oficinas de audiovisual e um circuito de Cinema itinerante, com exibição de obras realizadas por artistas do Sertão do São Francisco. Essas atividades fazem parte do projeto ‘Curta na Comunidade'.

As oficinas têm como público, estudantes do ensino fundamental da rede municipal da cidade baiana. A proposta do projeto é contemplar 120 adolescentes e jovens das comunidades Junco, no Vale do Salitre, Maniçoba, Juremal e Lagoa do Meio, em Massaroca. De acordo com a coordenadora do projeto Gisele Ramos, possibilitar a juventude rural o conhecimento sobre comunicação e produção de vídeo é “contribuir para visibilizar o potencial criativo desses jovens. O audiovisual tem esse poder de encantar e despertar para um fazer e agir comunicativo que tem sentido, que dialoga com sua realidade, que dá vida a uma história”. 

| Fernando Pereira ministra as oficinas do Curta na Comunidade  | Foto: Agência Chocalho |


Acreditando no potencial do audiovisual como agente de transformação, que se justifica pela possibilidade da construção de novas narrativas, as oficinas oferecerão debates teóricos e práticos, onde os jovens terão acesso às noções básicas de roteiro, linguagem e técnica das produções de documentários, bem como da configuração básica para captura em qualquer câmera ou smartphone, além do processo de edição e as novas maneiras de contar uma história.

Fernando Pereira, especialista em cinema, é responsável por ministrar a formação e explica que a proposta é 'aprender fazendo'. “A oficina proporciona que os alunos tenham esse contato teórico, mas principalmente prático, que eles entendam como é que uma ideia que pode surgir de uma aula bem aleatória pode se tornar um filme, de forma prática”, explica.

Primeiro Passos das oficinas 


A juventude da Escola Municipal Manoel Nunes Amorim, no Junco, foi a primeira a receber o projeto. A oficina que começou ontem (05), terá duração de três dias e reúne estudantes do 6.º ao 9.º ano, na faixa etária de 11 a 15 anos.

A estudante Laura Suelen da Silva, do 9º ano, junto com 33 colegas, está indo no contraturno da escola para participar da formação. Ela destaca que essa iniciativa está movimentando a escola. “Achei a oficina legal, a escola é muito parada e agora tem essa proposta de fazer o filme. A gente vai ter contato com as câmeras, com a gravação, vai ser bem legal”, diz Laura, que nunca teve contato com câmeras profissionais e está cheia de expectativa para iniciar as gravações do minidocumentário.

| Aulas começaram na comunidade do Junco | Foto: Agência Chocalho |

A possibilidade de ofertar uma atividade extracurricular aos estudantes foi uma das motivações que animou o gestor da escola, Robson Marreiro, a receber o projeto. “Nossos alunos são muitos carentes de atividades diferentes e que agregam, em termos de conhecimento. Eu observei que esse projeto pode ajudar na socialização dos nossos estudantes", afirma.

Outro elemento que o gestor destaca é a possibilidade que o ‘Curta na Comunidade’ tem de estimular a produção do audiovisual a partir do ponto de vista dos estudantes, levando em consideração suas vivências. “Eu acredito que na produção de vídeo, eles vão refletir sobre a realidade deles, sobre a comunidade", argumenta Robson.

A referência do dia a dia dos adolescentes e jovens estará presente no vídeo produzido pela juventude. O lixo, um problema presente na comunidade, é o tema central do minidocumentário da turma. Samires de Souza, estudante do 7º ano, explica o porquê da escolha. “Quando a gente vem de Juazeiro para o Junco, já dá para perceber logo o tanto de lixo, principalmente do lado da escola, aí fica meio chato. Acho que esse vídeo pode ajudar a conscientizar as pessoas daqui da comunidade, para ajudar a cuidar mais do rio, dos lugares”, argumenta a jovem.

Esse minidocumentário e os outros produzidos nas comunidades contempladas com o projeto estarão presente na programação do circuito audiovisual, junto com mais dez vídeos selecionados através da convocatória que foi aberta aos artistas locais. As mostras, abertas a toda comunidade, estão agendadas para os dias 22, 23, 29 e 30 deste mês.

O projeto ‘Curta na Comunidade’ foi aprovado no Edital Setorial de Audiovisual 2019 do Fundo de Cultura da Bahia e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O circuito é realizado pela Pipa Produções e conta com apoio institucional da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro. 

[T/F] Agência Chocalho



You May Also Like

0 comentários