Oficina de afrobeat com a dançarina Vanessa Soares chega ao Vale do São Francisco
Atividade será realizada hoje (09) na sala de dança do Sesc Petrolina
![]() |
| Foto: divulgação | |
A sexta-feira (9) será de aula de dança comandada pela dançarina e produtora da Funmilayo Afrobeat Orchestra, Vanessa Soares. O encontro, das 18h às 22h na sala de dança do Sesc Petrolina, trará elementos do Afrobeat em uma proposta de conexão entre corpo, identidade e resistência.
A ação faz parte do projeto “Dança e Conectividade”, realizado pela Caia Produções em parceria com a Movimentar Produções. A iniciativa reúne forças da arte, da cultura e da educação para promover experiências de escuta, presença e movimento no território do Sertão do São Francisco.
A oficina “Dança com P.” tem uma abordagem que vai além da técnica corporal, a vivência propõe uma experiência imersiva inspirada no Afrobeat, ritmo criado pelo nigeriano Fela Kuti em conjunto com o baterista Tony Allen, nos movimentos de orixás como Osun e Iemanjá e na leitura do livro Fela: Esta Vida Puta, de Carlos Moore. A proposta das oficinas é buscar trabalhar a autoestima, a beleza e o empoderamento por meio da dança.
Durante a vivência, além de aprender os movimentos característicos do afrobeat, os/as participantes serão convidados/as a refletir sobre identidade e expressão por meio da leitura de poesias e pinturas corporais, seguido de um bate-papo com a artista.
As atividades são voltadas para pessoas a partir de 16 anos, de todos os gêneros, e têm vagas limitadas.
Conhecendo a artista:
Vanessa Soares dança desde a infância e iniciou sua pesquisa sobre afrobeat em 2008. Em 2015, fez sua primeira viagem para a África e conheceu a Nigéria, onde ficou 27 dias em Lagos; lá, conheceu a família de Fela Anikulapo Kuti, dançou no Felabration, no show da banda Newen Afrobeat, do Chile, e deu aulas de samba e samba rock.
Em sua trajetória, Vanessa já se apresentou em diversos festivais e palcos no Brasil e no exterior, ao lado de nomes como Tony Allen (Nigéria), Antibalas (Nova York), Newen Afrobeat (Chile), Èkó Afrobeat (São Paulo) e Abayomy (Rio de Janeiro). Também participou do videoclipe da música Cativeiro Mental, da banda pernambucana Tio Zé Bá.
Atualmente, Vanessa é dançarina e produtora da Funmilayo Afrobeat Orquestra - a primeira banda de afrobeat do mundo formada exclusivamente por mulheres e uma pessoa não binária preta - e integra a Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop.
Serviço:
Oficina “Dança com P.” com Vanessa Soares
Data: 09 de maio
Horário: 18h às 22h
Local: SESC Petrolina – Rua Pacífico da Luz, Centro
Público-alvo: Pessoas a partir de 16 anos, de todos os gêneros
Valor: R$ 30 inteira - R$ 15 meia
Inscrições pelo SESC- (87) 3866-7474
0 comentários