Teatro, audiovisual e fotografia na última sessão da ‘Ocupação de Segundas Cine Raiz’
Projeto encerra temporada com sessão gratuita nesta segunda-feira (12)
![]() |
| Foto: divulgação | |
A Ocupação de Segundas Cine Raiz terá sua décima e última sessão nesta segunda-feira (12), no Espaço Cultural Janela 353, às 19h, em Petrolina (PE). Unindo o cinema à gastronomia, ao mesmo tempo em que passeia pelo teatro e pelas artes visuais, a iniciativa busca valorizar a cena artística do Vale do São Francisco e promover a reflexão crítica sobre diferentes temas, através de obras já apresentadas anteriormente na cidade. O projeto é realizado pelo grupo teatral Trup Errante, em parceria com o Café de Bule e o Janela 353, e possui entrada gratuita.
Nesta edição, serão exibidos dois curta-metragens documentais: “Cumade Fulozinha: A Guardiã da Mata” (Nicole Bartor), que aborda o imaginário popular em torno da figura mítica do agreste pernambucano, e “Meu Armário Não Tem Porta” (Wyvys Reis e Wllyssys Wolfgang), que reúne relatos de jovens LGBTQIAPN+ sobre suas experiências ao se assumirem para as famílias. Na linguagem cênica, o público assistirá à cena “Barbekina – Será arte produzir cuidado?”, interpretada por Bárbara Cabral, que propõe uma reflexão sobre saúde mental e práticas de cuidado, articulando arte e militância a partir da perspectiva de uma professora-palhaça.
A programação ainda conta com a exposição fotográfica de Euvaldo Macedo Filho, poeta e fotógrafo juazeirense, que eternizou cenas da vida ribeirinha e das transformações culturais do Vale do São Francisco. Já no campo da gastronomia, o público poderá experimentar os sabores do projeto “Deguste Cinema”, com criações da chef Solange Soares inspiradas em obras audiovisuais exibidas ao longo da temporada. Para quem quiser aprofundar a experiência, ao final da sessão haverá um bate-papo cultural e descontraído, mediado pela atriz e diretora Cátia Cardoso, com acessibilidade em Libras pelo intérprete Dirceu Rodrigo.
Segundo Thom Galiano, um dos curadores do projeto, o último encontro reúne obras potentes que dialogam com temas diversos, como identidade, resistência e memória. “Mesmo com abordagens diferentes, há um fio que conecta todas elas. Nessa soma de tantas linguagens, na danação de tantos artistas, o projeto vingou e algo novo —e velho ao mesmo tempo— nasceu para quem fez com a gente essa travessia às segundas à fora. Mas, mais importante do que fazer a matemática dessa Ocupação é agradecer”, destaca.
A Ocupação de Segundas Cine Raiz é um projeto que conta com o incentivo do Funcultura, por meio do Edital Cultural Audiovisual 2022/2023, na categoria de cineclubismo e interação de linguagens.
SERVIÇO
Data: 12 de maio (segunda-feira), às 19h.
Local: Espaço Janela 353 (1º andar do Café de Bule – Centro, Petrolina)
Entrada Gratuita
Classificação: 14 anos de idade
[T] Mayane Santos / Ascom
0 comentários