Cia. Biruta apresenta “Notícias do Dilúvio” hoje (10) no CEU das Águas

by - maio 10, 2025

 Temporada começou na quinta-feira (8) e terá uma sessão aberta ao público em geral neste sábado (10)

| Foto: André Amorim / divulgação |

Narrando o fenômeno do massacre de Canudos e a história de resistência do seu povo, a Cia. Biruta retorna à cena com o espetáculo “Notícias do Dilúvio – um canto a Canudos”. A temporada no CEU das Águas, em Petrolina (PE), iniciou na quinta (8) com sessões para escolas públicas. Neste sábado (10), será realizada uma para o público em geral, às 19h, com mediação de Odomaria Bandeira. A entrada é gratuita.

As apresentações abrem as comemorações do aniversário de 17 anos da companhia. “Falar de Canudos é falar da gente. É dar voz às memórias silenciadas e reconhecer, no presente, as resistências que ainda brotam do Sertão. ‘Notícias do Dilúvio’ busca reconhecer e dar visibilidade à permanência dos saberes populares que religam performances rituais da atualidade com aquelas praticadas durante a existência física de Belo Monte, restituídas, reincorporadas, transcriadas e revividas sob o signo da reminiscência”, conta a atriz Camila Rodrigues. 

Resultado de cinco anos de pesquisa coletiva da Cia Biruta sobre a “navegância” do povo que formou Canudos até os nossos tempos, o espetáculo é uma homenagem a Canudos. “Na trama, duas personagens reúnem as vozes-mulheres do Belo Monte e as práticas culturais populares que resistem às tentativas de apagamento do seu povo, ecoando a luta contra a história oficial. O trabalho reverência, em sua teia dramatúrgica e simbólica, as resistências e re-existências das comunidades que se formam em redemoinhos de tempo, entre os rios Vaza Barris e São Francisco”, explica a atriz Cristiane Crispim.

Além das duas atrizes, o espetáculo conta com a direção artística de Antônio Veronaldo. O figurino, a execução de sonoplastia e a produção executiva, são de Letícia Rodrigues; a concepção e execução de luz são assinadas por Fernando Pereira; a cenografia foi concebida por Luiz Marcelo e Cristiane Crispim; e a trilha sonora original composta por Moesio Belfort e Carlos Hiury. A dramaturgia foi desenvolvida por Antônio Veronaldo, Camila Rodrigues, Cristiane Crispim e Luis Osete.
 
SERVIÇO:

Sábado, 10/05

19h|Cineteatro Massangano – CEU das Águas – Rio Corrente (Petrolina/PE)

Entrada gratuita – Classificação Livre.

[T] Eneida Trindade / Ascom


You May Also Like

0 comentários