Vivências em Dança foram oferecidas a estudantes do N10, em Petrolina

by - março 26, 2022

 Oficinas e apresentações coreográficas foram realizadas na escola da comunidade rural

| Foto: Eliabe Alves |

Uma manhã para ficar marcada na memória de Tamila Maysla, 11 anos, que se apresentou para seus colegas no pátio da escola. Ela foi uma das participantes do projeto Circuito de Danças nas Áreas Irrigadas, realizado pela Cia. Balançarte em comunidades rurais de Petrolina-PE. Nesta sexta-feira (25), pela manhã, um palco foi improvisado dentro da Escola Estadual Poeta Carlos Drummond de Andrade, no N10, para receber apresentações de artistas da região e também sediar a mostra pedagógica com os alunos.

De lenço na cabeça e saia rodada para representar a clássica figura materna que cuida de todos na comunidade, Tamila disse que ficou muito ansiosa para estar em cena. “Cada dia de aula foi uma descoberta nova. Eu fiquei muito nervosa porque é meu primeiro ano aqui na escola”, confessa a estudante. Ela participou da oficina ministrada pela bailarina Fernanda Luz, que trouxe como tema o cuidado com a água. Em uma comunidade que viu a irrigação transformar a paisagem, os alunos sabem de perto a necessidade de preservá-la. 

Duas turmas apresentaram criações feitas em encontros realizados durante uma semana, aprendendo sobre Dança, entre consciência corporal e percepções artísticas, dentro da escola. “Enquanto artista na sala de aula, eu sempre acho que a gente absorve mais do que a gente dá. Quando a gente chega nas áreas irrigadas, percebe que é um lugar precário de arte, ações de educação e até saneamento. Então, eu tentei absorver tudo isso e levar com eles pra cena”, comenta Ingrid Beatriz, bailarina que também ministrou oficina na escola.

| Foto: Eliabe Alves |

No pátio apertado com tantos olhares curiosos, quem ficou mais atrás e não conseguia enxergar, contou com a ajuda da tecnologia e pelo celular acompanhava pela transmissão online no Instagram @ciabalancarte. A programação também contou com coreografias apresentadas pela própria Cia. Balançarte, quando os estudante puderam acompanhar de perto o trabalho de suas instrutoras, e também participações de convidados da região, como a Quadrilha Junina Forró Xaxado e os bailarinos Pedro Lacerda e Edmilson Junior.

Essa é a segunda edição do Circuito de Dança, que teve um primeiro ano em comunidades periféricas. O projeto conta com incentivo pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo de Pernambuco por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).


You May Also Like

0 comentários