Espetáculo “Processo Medusa” volta a ser encenado em Petrolina

by - março 23, 2022

 Serão quatro apresentações no Cineteatro da Praça CEU das Águas

| Foto: Abajur Soluções |

A Cia. Biruta de Teatro retoma a temporada do espetáculo “Processo Medusa”, interrompida em 2020, devido à pandemia da covid-19. As apresentações, que contam com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, acontecem de 24 a 27 de março, quinta e sexta-feira, às 16h, e sábado e domingo, às 19h, no Cineteatro CEU das Águas, no bairro Rio Corrente, em Petrolina. A entrada é gratuita e as sessões contarão com intérprete de libras. 

‘Processo Medusa’ é um experimento cênico que utiliza a revisão do mito da Medusa para abordar o enfrentamento à cultura do estupro e a luta feminista, através de discussões sobre corpo, mulher e democracia. Chamado de processo, pelo seu caráter de pesquisa, o texto do espetáculo é resultado de uma construção coletiva do Núcleo Biruta de Teatro, um grupo de jovens atores, com foco na experimentação cênica, criado e orientado pela Cia Biruta.

“A dramaturgia faz uma visita ao mito de Medusa e Atena, trazendo essas duas representações antagônicas de mulher para a atualidade. Assim, a partir das contribuições do grupo, buscamos trazer à tona uma reflexão sobre a simbologia da mulher que transformava quem a olhava em pedra, traçando uma relação com a cultura do estupro e a luta das mulheres, em contraponto a essa violência”, conta Cristiane Crispim, que é cofundadora da Cia. Biruta e uma das atrizes de ‘Processo Medusa’.

A atriz e coordenadora do projeto, Camila Rodrigues, pontua, ainda, o papel social desempenhado pelo espetáculo, que visa não apenas possibilitar o acesso da população da periferia a uma programação cultural, mas contribuir com o aprofundamento das discussões acerca das lutas femininas. “Acreditamos que o projeto contribui para enriquecer o debate acerca do corpo-mulher-democracia e possibilitar uma aproximação das mulheres que sofrem algum tipo de agressão, fortalecendo suas vozes e denunciando essa grave, e normatizada, violação de direitos humanos”, diz Rodrigues.

Serviço
Espetáculo “Processo Medusa”
Quando: 24 a 27 de março de 2022, quinta e sexta-feira, às 16h; sábado e domingo, às 19h
Local: Cineteatro da Praça CEU das Águas (Rua do Tamarindo, s/n, bairro Rio Corrente – próximo à igreja católica)
Acesso gratuito



You May Also Like

0 comentários