Pop baiano dá o tom de Atlântica, novo EP de Andrezza Santos

by - março 13, 2022

 Trabalho é a última parte da trilogia EUTRÓPICA

| Foto: Fernando Pereira |

Festa, sol, mar. Atlântica, de Andrezza Santos, é uma volta por cima comemorada na beira da água, numa típica folia baiana com som alto, vento na cara, enquanto toca um axé ou um pagodão, um samba de coco, uma psicodelia, carimbó, brega funk, rock 2000. 

A parte final da trilogia EUTRÓPICA é o clímax do novo álbum de Andrezza, que dividiu o trabalho para conseguir expressar os altos e baixos - os da vida e os da própria música - com mais espaço. 

O disco é a viagem da artista-andarilha, que usou seu deslocamento geográfico de São Paulo para Juazeiro, no interior da Bahia, como cenário para se deslocar também pela geografia da música brasileira. Nos dois EPs anteriores, ela foi da urbanidade do rock, blues e jazz para as tradições populares do samba de coco, ciranda e xote. 

Com Atlântica, quer tentar resgatar uma alegria que nos foi roubada nos últimos anos pela pandemia: a de celebrar, se reunir numa festa com o melhor dos hits brasileiros na playlist. Axé music, carimbó e brega funk trazem esse clima para as quatro faixas deste novo EP, predominadas pelas batidas eletrônicas de DJ Werson (Juazeiro - BA).

O álbum todo é também uma vitrine para Andrezza mostrar sua afinidade com as seis cordas, demonstrando o feeling essencial e principal das grandes guitarristas, o de fazer melodias diferenciadas, como exemplificado ao longo do disco.

O Pop Baiano, em sua vastidão de décadas servindo criatividade e técnica, é a linha que costura essa “colcha de retalhos" que é EUTRÓPICA, conceito com o qual Andrezza trabalhou por todo o disco e onde cabe toda essa vastidão, que tem influências de nomes seminais como Novos Baianos, Chiclete com Banana, Olodum, Ara Ketu, de grandes roqueiros soteropolitanos como Raul Seixas e Pitty,  e da contemporaneidade, como Luedji Luna, BaianaSystem, Josyara e Jadsa. 

Com Atlântica, Andrezza fecha o ciclo EUTRÓPICA, mas o disco não acaba aqui. O trabalho será encerrado com a faixa bônus “Vênus em Gêmeos”, quando, então, EUTRÓPICA ficará disponível como álbum nas plataformas de streaming. O lançamento também pode ser ouvido em EPs separadamente.

Atlântica está disponível em:




You May Also Like

0 comentários