Festival Fervo é uma celebração à comunidade LGBTQIA+

by - março 23, 2022

 Projeto teve sua primeira edição híbrida com público presencial e online

| Banda 4GO estreou nos palcos dentro do Fervo Festival | Foto: Rubens Henrique |

Durante quatro dias, Petrolina recebeu o Festival Fervo, evento que impulsiona e promove a cultura e a visibilidade da comunidade LGBTQIA+. O festival, realizado entre 15 e 18 de março, ofereceu para o público espaços formativos e muita música no Teatro Dona Amélia, no Sesc Petrolina. Em sua segunda edição, o festival aconteceu em formato híbrido e quem não pode ir até o Sesc teve a oportunidade de acompanhar a programação do Fervo pelo Youtube. A transmissão aconteceu pelo canal do Portal Culturama.

De acordo com Adriano Alves, coordenador do projeto, o Fervo cumpre o papel de mostrar o potencial dos artistas LGBTQIA+ do Sertão do São Francisco. “O Fervo é feito para celebrar uma comunidade que produz muita arte de qualidade e no projeto ganha visibilidade para pautas que nem sempre são abordadas em programações comuns”, explica Adriano.

Uma das atrações musicais do festival foi a banda 4GO, com o pocket show Pós moderno tropical. Esse foi o primeiro show dos jovens Ulisses Abilio e Lara Pyanelly, reafirmando o papel do Fervo, que é colaborar com a valorização das produções culturais da comunidade LGBTQIA+. “Foi nosso primeiro trabalho lançado. Sabemos na pele da dificuldade de inserção de novos artistas no mercado fonográfico, principalmente quando se produz arte autoral, interdependente e de minoria. Participar do Festival com certeza foi uma forma de estrear em grande estilo, com muito apoio e impulsionamento”, declara Ulisses. Lara complementa que, “ter nossa estreia nos palcos em um festival construído com tanto carinho, foi incrível. Tocar no palco Dona Amélia, ao lado de artistas tão importantes do Vale, vai ser algo que vamos lembrar pra sempre”.

| Oficina de Vogue fez todo mundo dançar cultura LGBTQIA+ | Foto: Rubens Henrique |

A equipe do festival encerrou o evento com a expetativa de “que tenhamos mais edições e cada vez mais plurais e inclusivas, que a gente consiga ampliar o projeto e também incentivar novas produções na nossa região que debatam tema LGBTQIA+”, enfatizou Adriano Alves. Esta edição conta com apoio financeiro do Edital de Festival, Mostra e Celebrações LAB PE 2021, do Governo Estado de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, da Secretaria de Cultura (Secult–PE), com recurso oriundo da Lei Aldir Blanc Bahia, da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Clique aqui e aqui para conferir os dois dias do Festival Fervo.




You May Also Like

0 comentários