Minissérie 'No Passo Delas' aborda a representatividade feminina na dança do Frevo

by - agosto 24, 2022

 Produzida pelo projeto Na Ponta do PÉ, mostra a importância da artista do passo na história do frevo

| Paula Azevedo participa do segundo episódio da minissérie 'No Passo Delas' | Foto: Maíra Passos |

Para falar sobre a representatividade feminina no frevo, enquanto Dança, 'Na Ponta do PÉ', projeto idealizado pela jornalista e bailarina Maíra Passos, apresenta a minissérie 'No Passo Delas'. A proposta é mostrar que o passo também é delas, como passistas, coreógrafas e mestras, responsáveis pela formação de gerações de dançarinos de frevo.

"Apesar de tantas mulheres à frente do frevo, tantas vezes também foram (e ainda são) silenciadas, como se o passo, por ter movimentos ágeis e fortes, não fosse para elas. Dessa forma, 'No Passo Delas' traz depoimentos de artistas da dança que fazem o frevo acontecer, entrevistando mestras e passistas das novas gerações", informa a criadora.

A minissérie aborda sobre os desafios de ser mulher artista de dança popular, num ritmo que as referências masculinas predominam, além de falar sobre o processo criativo dessas mulheres para manter o Frevo vivo. São três episódios, produzidos com incentivo da Rádio Frei Caneca FM, através do edital do Concurso de Minisséries. A minissérie, produzida no formato de áudio e vídeo, já está disponível no site napontadope.com e canal do YouTube (youtube.com/napontadope). 

ASSISTA AOS EPISÓDIOS:


Episódio 1: Quando a mulher começou a cair no passo?

No primeiro episódio da minissérie No Passo Delas, será abordado o frevo, enquanto dança, em sua questão histórica, e quando a mulher começa a “cair no passo”. Assim, traz depoimentos de Rita de Cássia Barbosa, pesquisadora do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira – Cehibra, da Fundação Joaquim Nabuco - e da passista Lucélia Albuquerque, professora de dança e integrante do grupo Guerreiros do Passo.


Episódio 2: Tradição e renovação do passo

O frevo é marcado pela tradição, mas também está em constante renovação. No segundo episódio da minissérie No Passo Delas, a minissérie traz a passista mais antiga do Brasil e Patrimônio Vivo do Recife, Zenaide Bezerra, para contar sobre sua história de luta para manter a tradição do frevo vivo, repassando a tradição do passo por gerações. Também aborda as novas criações e re-criações em cima do passo, contando com a participação da bailarina e coreógrafa Paula Azevedo, diretora da Criart Cia. de Dança.


Episódio 3: Novas gerações de passistas

O terceiro episódio da minissérie No Passo Delas vem para lembrar que o frevo segue pulsando nas novas gerações, apesar dos desafios de ser mulher, artista e passista. Os depoimentos são das passistas Bruna Renata, diretora da Cia. de Frevo do Recife, e de Gabriela Carvalho, campeã da última edição do Concurso de Passistas do Recife, na categoria feminina. 


SOBRE NA PONTA DO PÉ:


Na Ponta do PÉ: pra ver a dança de PE. Com o PÉ em maiúsculo, referenciando nossa pernambucanidade, surgiu o napontadope.com, projeto de conteúdo sobre a dança pernambucana.  Idealizado pela jornalista e bailarina Maíra Passos, o projeto de jornalismo cultural nasceu com a ideia de ajudar na divulgação do cenário da dança Pernambucana, em seus diversos estilos.

É pioneiro no estado como veículo de comunicação online especializado em informar sobre o universo da dança, estando no ar ininterruptamente, desde 2012, já somando mais de 700 publicações no seu site, além de conteúdo extra compartilhado nas suas redes sociais. Hoje, são mais de 30 mil pessoas que acompanham a dança de Pernambuco, através do Instagram, Facebook, TikTok e Youtube do Na Ponta do PÉ.

SERVIÇO:


O quê? Minissérie “No Passo Delas”
Acesso: gratuito
Onde: youtube.com/napontadope
Playlist: No Passo Delas
Informações: napontadope.com  
Instagram: @canalnapontadope
Tik Tok: @napontadope




You May Also Like

0 comentários