'Curta na Comunidade' divulga o resultado dos filmes selecionados

by - agosto 16, 2022

 O circuito de cinema terá na sua primeira edição em setembro

| Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo | Foto: Thierri Oliveira |

O circuito de cinema ‘Curta na Comunidade’, projeto que levará filmes e oficinas de audiovisual a comunidades rurais de Juazeiro-BA, divulga, nesta segunda (15), a relação das obras selecionadas para sua primeira edição, programada para setembro deste ano. São 10 filmes de artistas da região, que irão compor as quatro mostras do projeto.

A curadoria foi realizada pelo diretor Chico Egídio, artista importante no cenário audiovisual do interior, que durante anos realizou e foi curador da maior mostra de cinema da região, o reconhecido Vale Curtas. Os filmes selecionados trazem temáticas afirmativas e sociais, relacionadas com o Velho Chico e memórias. 

"A seleção foi difícil, pois a maioria dos filmes são muito bons. Resolvemos selecionar, principalmente, tentando escolher a maior diversidade possível de temas, claro, respeitando a qualidade e propiciando uma boa sessão para as comunidades escolhidas para a exibição”, explica o curador.

O evento terá formato itinerante e busca olhar para a produção audiovisual do Sertão do São Francisco e dar visibilidade aos artistas locais. A mostra terá classificação livre e será aberta gratuitamente para todos os públicos. Além das exibições, o projeto também levará oficinas de criação audiovisual para jovens das comunidades.

O projeto ‘Curta na Comunidade’ foi aprovado no Edital Setorial de Audiovisual 2019 do Fundo de Cultura da Bahia e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia. 

Confira a lista dos filmes selecionados:


Chico e Flor: A lenda do Rio Opará -  Abajur Filmes e a Cia Biruta de Teatro.

Casulo: labirinto, fortaleza, partida -  Tandie Pfefferman

Luzia Luz - Trup Errante

Colecionador de Semelhanças - de José Lírio Costa

Samba de Véio Cultura, História e juventude -  do Coletivo Carrapicho Virtual

A Primeira Dança -  Anna França

Trans Nordestina -  coletivo Poesia de Luta 

A denúncia da Penumbra - Ana Terena 

O lado obscuro que há em mim - Leandro Silva

CORPOENTE - Pedro Lacerda 

[T] Agência Chocalho
[F] Thierri Oliveira


You May Also Like

0 comentários